Blog do Prisco
Destaques

As caras da transição

Já em janeiro, pastas estratégicas do governo do Estado podem estar sendo pilotadas por novos nomes, já definidos dentro do processo de transição, a quatro mãos, de Raimundo Colombo para Eduardo Moreira.

Na Fazenda, está tudo muito bem encaminhado para que dois peemedebistas, Paulo Eli e Marco Aurélio Dutra, respectivamente como titular e adjunto.

Nelson Serpa, da mais absoluta confiança do governador, está querendo sair da Casa Civil há muito tempo. Tem tudo para desembarcar já na virada do ano, abrindo caminho para a ascensão de outro peemedebista ,Luciano Veloso Lima, ligado ao próprio Eduardo Moreira.

E na Administração, que completa um tripé de pastas muito próximas ao governador do Estado; e que têm assento no Conselho Gestor, que define as principais liberações de recursos do Executivo, Milton Martini, ligado a Paulo Afonso Vieira e que tem boa convivência com o próprio Pinho Moreira, deve seguir no cargo. 

Vale frisar que a renúncia de Raimundo Colombo, se de fato acontecer, ocorrerá em abril. Mas ainda está em aberto a possibilidade de o atual governador terminar o  mandato, mudando radicalmente o tabuleiro estadual.

De qualquer forma, a transição vai mostrando sua cara.

Históricos

A provável ascensão de Paulo Eli e Marco Aurélio Dutra para comandar a Secretaria de Estado da Fazenda, o coração do governo, talvez já em janeiro, devolverá à ribalta dois peemedebistas históricos. Paulo Eli foi quem assinou a proposta de descentralização encomendada por Luiz Henrique da Silveira e apresentada na campanha eleitoral de 2002. Foi o primeiro secretário de Planejamento de LHS.

Históricos 2

Já Marco Aurélio Dutra foi o último secretário da Fazenda de Paulo Afonso Vieira e hoje é o adjunto de Carlos Chiodini, outro peemedebista, na Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Social. O próprio Milton Martini também entra na conta de históricos do  Manda Brasa.

Indicação

Outro nome que aparece neste contexto de transição é o do médico carioca Marcelo Lemos Reis. Competente, ele já está há algum tempo atuando em Santa Catarina. Hoje responde pela Superintendência de Hospitais Públicos do Estado.

Licitações

Deputado Gabriel Ribeiro deu uma emplacada neste fim de ano. Dentre a enxurrada de 60 projetos aprovados no último dia útil do ano, os parlamentares aprovaram proposta do pessedista  que obriga a transmissão das concorrências públicas ao vivo, pela internet, desde a abertura dos envelopes até o julgamento e classificação dos concorrentes.

Contas aprovadas

O TCE debateu, na sessão no dia 18, sobre a aprovação das contas da Administração Municipal de Jaraguá do Sul, referente ao exercício de 2016. 

A decisão do TCE para o exercício de 2016 das contas do ex-prefeito Dieter Janssen foi pela aprovação, assim como já ocorreu nos anos de 2013, 2014 e 2015.

O ex-prefeito Dieter Janssen comemorou o resultado e enfatizou que “Jaraguá do Sul nunca passou por uma crise tão longa e, mesmo assim, conseguimos fechar as contas. Isso é motivo de orgulho para nós”.

Novo PGE

Num evento marcado pela emoção, tomou posse  o novo procurador-geral do Estado, Ricardo Della Giustina, que substitui o procurador do Estado João dos Passos Martins Neto.

Della Giustina era procurador-geral adjunto para Assuntos Jurídicos há quatro anos e seu cargo será ocupado pelo procurador Eduardo Zanatta Brandeburgo, que também tomou posse na mesma solenidade, na sede da Procuradoria Geral do Estado (PGE), na Capital.