Blog do Prisco
Notícias

Assembleia Legislativa presta homenagem aos 60 anos do Dieese

Antes do evento será promovido debate sobre a dívida pública brasileira

Os 60 anos do Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (Dieese) serão celebrados nesta terça-feira (20) em sessão especial promovida pela Assembleia Legislativa de Santa Catarina. A homenagem foi proposta pelo deputado estadual Dirceu Dresch (PT) e será realizada às 19 horas, no plenário do Legislativo estadual, em Florianópolis.

dresch dieese“O Dieese nasceu da luta do movimento sindical. É a pesquisa, a ciência econômica voltada à classe trabalhadora”, explica Dresch. O deputado justifica que o conjunto de informações e dados obtidos pelo departamento permite uma compreensão mais apurada e real da condição de vida do trabalhador. “Esses elementos são fundamentais para subsidiar as negociações coletivas de trabalho e garantir ganho salarial aos trabalhadores.”

Durante a sessão especial serão homenageadas entidades sindicais e federações de trabalhadores, além de personalidades que atuaram na criação e fortalecimento do Dieese em Santa Catarina e no Brasil.

Dívida pública
Antes da homenagem, às 14 horas, haverá um debate sobre dívida pública brasileira, com palestra do economista Adhemar Mineiro, do Dieese do Rio de Janeiro. O debate será realizado no Auditório Antonieta de Barros, também na Assembleia Legislativa.

Foto: Ag. Alesc, arquivo, divulgação