Blog do Prisco
Manchete

Assembleia restitui mandatos de políticos cassados pelo Regime Militar

O vice-governador Francisco Dallígna e os deputados estaduais Addo Faraco, Evilásio Nery Caon, Fernando Viegas de Amorim, Genir Destri, Manoel Dias, Paulo Stuart Wright e Waldemar Sales terão seus mandatos restituídos em uma sessão especial da Assembleia Legislativa de Santa Catarina, proposta pelo deputado Rodrigo Minotto (PDT). O ato, que acontecerá na noite desta terça-feira (13), no Plenário do Parlamento catarinense, torna sem efeito, ainda que simbolicamente, a cassação dos direitos deles durante o regime militar.

Francisco Dall’igna (PTB) foi cassado em 19 de julho de 1966. Entre os parlamentares, Stuart Wrigth (PSP) e Faraco (PTB) perderam o mandato em 1964 e Caon (MDB), Amorim (Arena), Destri (MDB), Dias (MDB) e Salles (Arena) em 1969, pelo Ato Institucional.

A medida não vai gerar custos para os cofres públicos, já que a correção dos fatos tem caráter simbólico. O Projeto de Resolução 6/2016, que originou a restituição dos mandatos, foi criado pelo ex-deputado Dirceu Dresch (PT) e aprovado por unanimidade no Plenário em 2018.

Posts relacionados

Moisés corrige rotas de atuação

Fabian Oliveira

Expectativa de reviravolta na Alcatraz!

Fabian Oliveira

Governador confirma chamada para 535 novos PM’s

Fabian Oliveira