Blog do Prisco
Notícias Últimas

Associação Catarinense de Engenharia de Segurança do Trabalho (Acest) cria núcleo regional no Meio-Oeste

Iniciativa visa a congregar e capacitar técnicos e engenheiros de segurança do trabalho

A Associação Catarinense de Engenharia de Segurança do Trabalho (Acest) criou no Meio-Oeste de Santa Catarina o primeiro núcleo regional da entidade. Comandado pela engenheira agrônoma e de segurança do trabalho, Caroline Ceconello, o núcleo envolve engenheiros e técnicos de segurança do trabalho das cidades de Campos Novos, Curitibanos, Caçador e Joaçaba, entre outras. “A interiorização da Acest é uma das metas da nossa diretoria”, destaca Karla Zavaleta, presidente da associação. “Com a criação deste primeiro núcleo, a Acest dá um importante passo em prol do fortalecimento da categoria e também aproxima os profissionais prevencionistas do nosso Estado.”, observa Karla.

O núcleo começa com cerca de 30 profissionais e está aberto a adesões. O pré-requisito básico é ser técnico de segurança do trabalho ou engenheiro de segurança do trabalho. “A área de Segurança do Trabalho deve estar unida visto que o trabalho de ambas profissões são complementares. Então, não faz sentido ser uma associação apenas de engenheiros se no dia a dia o entendimento entre engenheiros e técnicos deve convergir para a prevenção de acidentes e doenças do trabalho”, comenta a presidente da Acest.

O foco do núcleo do Meio-Oeste catarinense será a capacitação de profissionais, principalmente nas áreas da agricultura, da silvicultura, indústria da celulose e papel e construção civil. “É um grupo novo, mas com anseios antigos”, define a engenheira Caroline, que reside em Campos Novos.