Blog do Prisco
Notícias Últimas

Associação dos Produtores de Energia comemora 15 anos em evento na Fiesc

Fundada com o objetivo de promover a defesa e interesses do segmento de geração de energia elétrica no Estado, a Associação dos Produtores de Energia de Santa Catarina (Apesc) comemorou 15 anos na última semana, com um jantar para autoridades e afiliados na sede da Federação das Indústrias do Estado de Santa Catarina (Fiesc), em Florianópolis. Com mais de 120 associados, a entidade defende empresas e organizações que geram energia de fontes renováveis e sustentáveis.

“Santa Catarina conta com um potencial enorme para a geração de energia proveniente de fontes limpas. Nosso trabalho consiste em promover o diálogo com a sociedade e os poderes, público e privado, para que o setor continue atraindo investimentos, gerando desenvolvimento e abrindo novos postos de trabalho”, diz o presidente da Apesc, Pablo Cupani. Em seu discurso, ele falou sobre o atual período de transição energética. “Muitas nações que já firmaram o compromisso de descarbonizar completamente suas matrizes energéticas até 2050. Sendo assim, a expansão no setor elétrico deverá ser pautada em fontes renováveis e tecnologias de armazenamento”, destacou.

No evento, a secretária de Estado do Meio Ambiente e de Economia Verde, Sheila Meirelles, entregou licenças ambientais para as Pequenas Centrais Hidrelétricas (PCHs) de Santo Cristo, Malacara e Gamba, todas da Cooperativa Regional de Eletrificação Rural do Alto Uruguai (Creral), associada da Apesc. As PCHs estão localizadas em Lages e São Joaquim e, quando estiverem em operação, terão capacidade para produzir até 41,5 MW. Em seu discurso, Sheila reforçou a importância da celeridade na análise dos licenciamentos ambientais para garantir a continuidade das atividades e ampliação do setor produtivo.

O presidente da Câmara de Energia da Fiesc, Otmar Josef Müller, lembrou do potencial catarinense para geração de energia proveniente de fontes renováveis em todas as matrizes, com destaque para as PCHs e Centrais Geradoras Hidrelétricas (CGHs). “Temos um parque fabril e humano altamente qualificado no campo de energia elétrica. Na Fiesc, temos avançado continuamente sobre o tema, em defesa da qualidade e segurança do fornecimento de energia, e a Apesc tem sido parceira há muitos anos”, disse.

Ainda durante o jantar, foram realizadas homenagens aos fundadores da Apesc, Clairto Luiz Zonta, Nelson Dornelas, Guido Rohden, Noberto Eugênio Spessato e Norimar Roberto Fracasso, sendo que estes dois últimos foram também presidentes da associação entre 2007 e 2016. O ex-presidente Gerson Pedro Berti, que comandou a Apesc entre 2016 e 2022, também foi homenageado.

Lançamento da Faex Energy – No encerramento do encontro, foi lançada a segunda edição da Faex Energy, feira do setor de energias renováveis que será realizada entre os dias 18 e 20 outubro, em Xanxerê. A Faex Energy é uma realização da Associação Empresarial de Xanxerê (ACIX), em parceria com a Apesc.

“A primeira edição, realizada em 2022, foi um sucesso e temos expectativas extremamente positivas para a próxima Faex Energy. A feira será um excelente local para prospecção e novos negócios, apresentações das inovações no segmento e troca de conhecimentos”, explicou a vice-presidente da Apesc e coordenadora da Faex, Elisa Fracasso.