Blog do Prisco
Destaques

Associação empresarial se reúne com infectologista para avaliar medidas nas empresas e capacidade dos hospitais

Associação empresarial se reúne com infectologista para avaliar medidas nas empresas e capacidade dos hospitais

O comitê de crise da Associação Empresarial de Joinville (ACIJ) se reuniu em videoconferência neste nesta quinta-feira, 19. Estava presente o médico infectologista Luiz Henrique Melo, referência na área no Brasil. Somente as empresas formadas pela diretoria possuem um contingente de 40 mil colaboradores. Orientações técnicas voltadas aos diversos segmentos econômicos permearam a reunião.

ACIJ, indústrias e o Conselhos dos Sindicatos Patronais estão auxiliando o setor público com suprimentos e devem fazer um reforço nas próximas semanas com a aquisição de alguns materiais; é o caso de máscaras especiais para os médicos, aquisição de aventais, luvas, óculos e álcool gel. Também se busca aquisição de respiradores no mercado internacional. A Secretaria Municipal da Saúde prepara uma lista de materiais.

“Essas ações são de cunho preventivo porque temos um crescente nos números além do esperado. A ACIJ vai contribuir para não termos um colapso no sistema de saúde da cidade, estamos fazendo a cotação dos respiradores para a população que tiver de ser internada”, disse presidente da ACIJ, João Joaquim Martinelli. Em paralelo, as empresas estão adotando medidas de cuidado com seus colaboradores, é o caso do afastamento de funcionários que integram grupos de risco.

Segundo o vice-presidente da ACIJ e CEO da Tupy, Fernando de Rizzo, a estrutura industrial vai colaborar. “Não está descartada a sessão de instalações para centros de triagem e a doação de outros suprimentos aos hospitais da cidade”. O comitê de crise da associação atua em duas frentes: a econômica está sob responsabilidade de Rizzo, e a sanitária, é comandada pelo presidente da Catarinense Pharma, Adriano Bornschein Silva.

Dentro das indústrias

Segundo o infectologista, as empresas com escalas de trabalho devem retirar todas as pessoas do grupo de risco. É o caso da Docol Metais Sanitários que dispensou mais de 200 colaboradores para ficarem em casa. “A quarentena é de sete dias, mas ela pode ter um prazo aumentado estendido para pelo menos um mês”, avalia o médico Luiz Henrique Melo.

A sugestão às empresas, pequenas, médias e grandes, é ter uma avaliação do perfil de saúde dos funcionários. Quem possui problemas crônicos como diabéticos e hipertensos, por exemplo, ou acima de 60 anos, devem ser afastados. Funcionários da área industrial com atividades que podem ser realizadas em casa precisam adotar essas medidas e, em grandes indústrias com chegada de caminhões de outros Estados, o médico orientou medidas de controle.

Para o especialista, a estimativa inicial do coronavírus (Covid-19) era de que 25% da população fosse contaminada, porém, com o pico da doença à frente, esse percentual poderá chegar a 40% da população, sendo 5% com necessidade de vagas em unidades intensivas.

Manutenção dos empregos e da economia

Outro assunto discutido é a continuidade de jornadas em regime de escalas no setor produtivo catarinense, para não agravar a crise e não gerar desemprego, demissões. “Tem uma discussão com o Governo do Estado para as indústrias operarem com capacidade produtiva de 30% a partir da semana que vem, um movimento liderado pela Federação das Indústrias do Estado de Santa Catarina (Fiesc), mas sabemos que as atividades são muito diferentes umas das outras.

Martinelli compreende que as grandes empresas têm condições de dar férias coletivas por 30 dias. “No entanto, como o cenário do coronavírus vai se estender por alguns meses, a economia não poderá parar completamente. O foco é manter o emprego, com coerência, consenso, viabilidade e a capacidade mínima de operação para poder preservar os a geração de renda a população”.

Serviços paralisados na ACIJ

Colaboradores da ACIJ estão trabalhando de casa, exceto o plantão de meio período do jurídico e da assessoria de imprensa da entidade. Todas as atividades estão paralisadas até a Páscoa, 12 de abril, mas podem ser estendidas por maior prazo conforme a evolução do coronavírus (Covid-19). Neste sentido, estão cancelados todos os cursos de capacitação, agenda de Núcleos Setoriais, eventos e reuniões presenciais.

Aos associados e comunidade que tenham dúvidas, a ACIJ disponibilizou o e-mail [email protected] ou whatsapp business (47) 3461-3359. Todas as medidas adotadas seguem a orientação do Ministério da Saúde, Secretaria de Estado da Saúde e Secretaria Municipal e visam a prevenção, combate e enfrentamento a doença declarada como pandemia pela Organização Mundial da Saúde (OMS).