Blog do Prisco
Coluna do dia

Atravessada na Lava Jato

Atravessada na Lava Jato

Difícil entender qual o verdadeiro sentido do pedido de prisão preventiva de Lula da Silva. O trio de promotores paulistas que age à revelia da Operação Lava Jato surpreendeu a todos. E desagradou a todos também. “Ao requerer a prisão de Lula, os promotores estão banalizando uma providência judicial muito grave”, disparou o líder do PSDB no Senado, Cássio Cunha Lima.  “O país vive um momento grave, que exige responsabilidade. Trata-se de um ex-presidente da República. Nada impede que seja investigado. Mas Lula é primário, tem residência fixa e não consta que esteja planejando fugir do país. Qual é a razão para prendê-lo?”

Não, leitor, você não está lendo errado. Os próprios tucanos foram enfáticos em rechaçar o pedido, considerado precipitado e com teor suficiente para prejudicar os trabalhos no contexto da Lava Jato. Isso porque, juridicamente falando, Lula da Silva pode ser beneficiado se alegar que está sendo investigado pela mesma coisa em dois processos. Não convidem os policiais federais para a mesma mesa que o trio do MP paulista. Politicamente, o ex-presidente e seu partido ganharam munição para reforçar a tese de que estão sendo vítimas de perseguição.

 

Temer presidente

Neste sábado, o vice-presidente Michel Temer será reconduzido à presidência nacional do PMDB. E sinaliza que a legenda está muito mais próxima do PSDB do que permanecer com Dilma Rousseff.

 

Comitiva de SC

Com 31 delegados e 46 votos, o PMDB catarinense participa da Convenção Nacional do partido, que será realizada no Centro de Convenções Brasil 21, em Brasília. Santa Catarina é o 4º Estado em número de votos, atrás do Rio de Janeiro, Minas Gerais e Rio Grande do Sul. O evento deverá homologar por consenso, a composição da nova executiva e diretório nacional, reconduzindo Michel Temer para a presidência da sigla.

 

Natal no PMDB

O vice-prefeito de São José, José Natal tem tudo para sair do PSB e assinar ficha no PMDB para ser candidato a prefeito da quarta maior cidade de Santa Catarina. Nos bastidores, especula-se que Natal deve deixar a Secretaria de Obras do município já nesta segunda-feira. Neste fim de semana, o vice deve ultimar os detalhes de seu ingresso no Manda Brasa diretamente com o senador Dário Berger.

 

Tripé

Já o deputado estadual Mário Marcondes tem tudo para assinar ficha no PSDB. Ele está inclinadíssimo a sair do PR. Neste cenário, a cidade teria três grandes candidaturas: Adeliana Dal Ponte pelo PSD, Mário Marcondes pelo PSDB e José Natal pelo PMDB.

 

Contra-ataque

Em mais um duro discurso na tribuna da Câmara, na última quarta-feira, o deputado Pedro Uczai (PT) atacou os tucanos por conta da moral seletiva e da tentativa de golpe institucional. “Que moral têm os tucanos? Agora, o Senador Delcídio denominou Aécio ‘corrupto’ Neves — Aécio ‘corrupto’ Neves! Se dizem que todos os denunciados na delação são corruptos, então, nesse silogismo, podemos chamar o senador Aécio de Aécio ‘corrupto’ Neves!”, disparou Uczai, que também lembrou a existência de outras citações de Aécio Neves como destinatário de propinas por delatores investigados na Operação Lava Jato.

 

Dilema

Prefeito de Balneário Camboriú, Edson Piriquito (PMDB), parece estar adotando a tática do “pinus eliottis”, que não deixa nada crescer ao redor. Como não deu espaço para o nascimento de uma nova liderança para sua sucessão dentro do seu partido, ele aposta em um candidato do PP! Resta saber o tamanho do engajamento dos peemedebistas da cidade turística neste projeto.

Posts relacionados

Política X Economia

Autor

Mais votado para PGJ quer fortalecer combate ao crime

Shirlei Demetrio

Lançamento no Norte

Autor