Blog do Prisco
Destaques

Audiência debate a competência legal de investigação nas polícias

A Comissão Especial sobre Competência Legal Para Investigação da Câmara Federal promoveu uma audiência pública nesta terça-feira (4) para debater a adoção de competência legal de investigação em todas as polícias. O debate atende ao requerimento apresentado pelo deputado federal Hélio Costa. Na avaliação do parlamentar, a exigência da população por mais segurança passa por aprimorar a efetividade das estruturas das forças policiais.

“A audiência pública teve como objetivo promover o debate de forma ampla e democrática, com as diversas instituições do País ligadas à segurança pública, na perspectiva de busca de soluções efetivas para a contenção da criminalidade”, explica.

De acordo com uma pesquisa do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), apenas 8% dos crimes de homicídios são devidamente elucidados no Brasil. Nos demais crimes o índice é de apenas 3%.

Em Santa Catarina, segundo com dados do Colegiado de Segurança Pública, a resolução dos casos de homicídio em 2019 chegou a 66%, índice superior ao dos Estados Unidos (60%).

Integraram a mesa o representante da Associação dos Militares Estaduais (Amebrasil), Coronel Marcos Antônio Nunes de Oliveira; o presidente da federação nacional dos delegados de polícia civil (Fendepol), Rodolfo Laterza; o representante da PMMG, Tenente-Coronel Lázaro Tavares de Melo da Silva; o delegado da Polícia Civil de Santa Catarina, Rodrigo Bueno Gusso; o Desembargador do TRF-1, Ney de Barros Bello Filho; e o representante do IBCCrim, Thiago Turbay Freiria.

Foto: Reprodução TV Câmara