Blog do Prisco
Manchete

Bauer deixa Casa Civil do governo Bolsonaro

Ex-senador Paulo Bauer está distribuindo o texto abaixo. Comunica a amigos e a interlocutores que está deixando a Secretaria Especial da Casa Civil do governo Jair Bolsonaro. O tucano ressalta que pretende ser candidato a prefeito de Joinville, desafio que exige a desincompatibilização de cargos públicos até o começo de abril. Depois desse período na antessala da Presidência da República, Bauer poderá usar a proximidade com Bolsonaro na campanha à prefeitura da maior cidade do estado, que ele vislumbra como forma de voltar ao cenário político estadual. 

A saída do catarinense do cargo ocorre em meio a grande turbulência envolvendo o titular da pasta, Onyx Lorenzoni. A Casa Civil foi esvaziada a partir de alguns movimentos presidenciais. Primeiro, Jair Bolsonaro passou a articulação política ao general Luiz Eduardo Ramos. Nos bastidores, Onyx segue articulando, mas, oficialmente, perdeu o poder de negociação junto ao Congresso. 

Mais recentemente, o presidente transferiu da Casa Civil ao Ministério da Economia o portentoso Programa de Parcerias e Investimentos (PPI), deixando o ministro e o próprio Paulo Bauer praticamente sem funções. Nos bastidores, avalia-se que Bauer pode estar se antecipando à queda de Onyx Lorenzoni. 

Confira

“Informo à meus amigos, às lideranças e autoridades, à imprensa, aos companheiras e companheiros de partido e especialmente aos catarinenses que, na data de hoje (04/02-3ª feira), solicitei ao Ministro Onyx Lorenzoni a exoneração do cargo que ocupo na Casa Civil da Presidência da República.
Reestruturação administrativa interna que está em andamento na Casa Civil me obrigaria a permanecer integralmente em Brasília, tornando minhas viagens à SC restritas, o que seria imcompatível com a necessidade de convivência com meus filhos e demais familiares; com atividades empresariais que pretendo desenvolver e especialmente com as ações políticas que desejo realizar em Joinville, onde avalio a possibilidade de uma candidatura a Prefeito Municipal.
Liberado do compromisso de trabalho em Brasília terei mais liberdade e tempo para tratar de projetos pessoais e políticos sem deixar de atender e apoiar as reivindicações dos municípios e instituições catarinenses que necessitarem de minha interveniência junto ao Presidente Jair Bolsonaro e integrantes do Governo Federal, com os quais “construí” excelente relacionamento neste período de participação na administração e também, em muitos casos, anteriormente.
Me sinto honrado, agradecido e realizado por ter contribuído com o Governo Federal neste 1º ano da gestão Bolsonaro, colaborando na “reconstrução” do nosso Brasil.

PAULO BAUER”