Blog do Prisco
Notícias Últimas

Audiência pública da Alesc recolhe subsídios para o projeto da Rota Turística do Tiro em SC

A relação de Santa Catarina com o tiro esportivo ou para defesa começa no século 19, quando imigrantes europeus se embrenharam nas matas, onde plantaram a esperança de uma vida melhor. E foi baseado nesta tradição que o deputado estadual Sargento Lima (PL) propôs o projeto de lei que institui no Estado a Rota Turística do Tiro.

Nesta terça-feira, dia 12, a Comissão de Turismo e Meio Ambiente fará audiência pública às 18h, no auditório Antonieta de Barros, para recolher subsídios ao projeto. A audiência reunirá clubes e estandes de tiro, atiradores esportivos, lojas de armas e representante do setor de viagens.

Conforme o deputado Sargento Lima, o Estado poderá ganhar dinheiro com o turismo do tiro, pois já disponibiliza equipamentos modernos, tem tradição e está equipado. O que falta é integrar o setor e divulgar o que existe no Estado, argumenta.

O projeto de lei tem seis diretrizes, entre elas a promoção dos clubes e escolas de tiro, de eventos e pontos turísticos, e estimular a prática do tiro no Estado. Além disso, o deputado pretende fortalecer e ampliar as atividades dos clubes e escolas de tiro como fonte de geração de emprego e renda.

TRADIÇÃO: Santa Catarina é sede da Schützfest, a maior e mais tradicional festa do tiro do Brasil, realizada em Jaraguá do Sul. Também conta com o Clube de Caça e Tiro Araújo Brusque, o mais antigo da América Latina, e ainda é sede da maior fábrica de artigos militares 100% brasileira, que é a bélica, localizada em Timbó.

Sargento Lima pretende unir a relação que SC tem com o tiro esportivo com os equipamentos já oferecidos nos clubes e com as atrações naturais do Estado, tanto no Litoral quando no interior.