Blog do Prisco
Notícias Últimas

Aulus Eduardo Teixeira de Souza toma posse na Cadeira nº 39 da Academia Catarinense de Letras Jurídicas – ACALEJ

Diretor-executivo do escritório EDS – Eduardo Souza Advogados Associados, advogado membro da Comissão de Direito Constitucional e procurador jurídico de prerrogativas da OAB/SC, além de membro do Instituto dos Advogados de Santa Catarina (IASC), Aulus Eduardo Souza tomou posse na Cadeira nº 39 da Academia Catarinense de Letras Jurídicas (ACALEJ), na última quarta-feira (20), durante solenidade realizada na OAB/SC. Tomou assento na cadeira cujo Patrono é o magistrado Ary Pereira e Oliveira, profissional que desempenhou relevante função social da advocacia à magistratura catarinense.
Em seu emocionado discurso, Souza agradeceu pela confiança e carinho de autoridades, amigos e familiares presentes no ato de posse. “Indiscutivelmente é imensa a satisfação de ser aceito como membro da Academia Catarinense de Letras Jurídicas e ocupar honrosamente a Cadeira 39, do patrono Ary Pereira e Oliveira. Registro meu agradecimento especial ao colegiado de juristas da ACALEJ pela deferência na escolha e admissão deste humilde acadêmico naquele sodalício”, declarou.
Comprometeu-se ainda em proteger e enaltecer as letras jurídicas dedicando-se à produção acadêmica com absoluta humildade científica, a fim de colaborar com o auspicioso colegiado de juristas acadêmicos. “Enaltecemos a importância de difundir as finalidades de defesa e proteção da Democracia brasileira e o Estado de Direito para que estes sejam respeitados por toda a Sociedade e pelo Estado”, enfatizou.
Do púlpito, a madrinha e diretora-executiva acadêmica da ACALEJ, Elizete Lanzoni Alves, disse estar certa na indicação do jurista, destacando que o advogado recebe a honraria da imortalidade, com a tarefa de se dedicar e zelar pela excelência jurídica e dar continuidade às tradições e aos valores da academia. “Traduzo o homem jurista Aulus Eduardo Teixeira de Souza como propulsor de ideias que sabe conjugar a vida profissional e pessoal sem desprezar a importância de se dedicar aos problemas sociais para o aprimoramento do conhecimento e compreensão de tudo o que move tais inquietações”, salientou ela.
O presidente acadêmico da ACALEJ, Cesar Luiz Pasold, parabenizou Souza pela posse, reforçando o papel da Academia de preservar e resgatar a história e os dados literários jurídicos, assim como aprimorar as letras jurídicas, com qualidade e zelo na produção do Direito”.
Também integraram a Mesa Diretora dos trabalhos no evento o vice-presidente acadêmico, José Isaac Pilati; o diretor-financeiro acadêmico Ricardo José da Rosa; o advogado, Paulo Pereira Oliveira (filho do Patrono Ary Pereira e Oliveira); entre outros membros acadêmicos da ACALEJ e autoridades.
Prestigiaram, ainda, o evento de posse muitos familiares, amigos e colegas de profissão. Além da posse do advogado, também foram realizados culto de louvor à obra “A função social legítima no Direito Brasileiro”, de autoria da professora Renata Raupp Gomes, bem como, se prestou homenagem à Desembargadora do Tribunal de Justiça de Santa Catarina Salete Silva Sommariva por sua dedicação e relevantes serviços prestados à sociedade catarinense e ao Direito.

QUEM É
Aulus Eduardo Teixeira de Souza é advogado, doutorando em ciência jurídica pela Univali. Nascido no Mato Grosso do Sul, em 19 de abril 1977, é casado com Adriana Aparecida R. Souza. “Na verdade, sua autêntica humildade faz com que ele mesmo se lapide diariamente. E por isso é exemplo de liderança, de profissional, de dedicação, persistência e lealdade com os próximos e consigo. Profissionalmente, possui uma visão de crescimento que poucos têm e através da sua disposição em ajudar e ensinar, é um exímio incentivador do trabalho em equipe, do estudo incansável, da busca pelos objetivos por mais distantes que possam parecer”, destacaram os integrantes da equipe do escritório, em que Souza é fundador.