Blog do Prisco
Manchete

“Aumento de energia neste momento é inadmissível”, afirma deputado Milton Hobus

O deputado estadual Milton Hobus divulgou vídeo em que critica o aumento na conta de luz da Celesc, afirmando que vai buscar a revogação dessa decisão. O parlamentar é autor de projeto de lei em debate na Assembleia Legislativa de Santa Catarina (Alesc) que proíbe reajustes de tarifas públicas em períodos de calamidade.
A Celesc anunciou nesta semana aumento de 8,14% na tarifa de energia – 8,42% para os consumidores residenciais e 7,67% para indústrias e comércios de grande porte – a partir deste sábado. Para efeito de comparação, a inflação acumulada nos últimos 12 meses está em 2,31%, enquanto o INPC, usado para cálculo de reajustes salariais, está em 2,35%.
Hobus destaca que somente em abril e maio o Estado perdeu mais de 90 mil postos de trabalho, além do fechamento de empresas e pequenos comércios. Para ele, é um absurdo “inadmissível aumente de energia” e impostos nos períodos em que as pessoas estão perdendo seus empregos.
“O governo não pode servir para aumentar impostos e querer, com isso, justificar a eficiência da administração pública. O bom gestor, nas horas difíceis, diminui custos e aumenta a eficiência. Não pode transferir a conta para o trabalhador”, critica Hobus.