Blog do Prisco
Destaques

Aurora Coop é premiada no Troféu Fritz Muller

A Cooperativa Central Aurora Alimentos (Aurora Coop) foi vencedora na categoria “Controle de Poluição” da 24ª  edição do Prêmio Fritz Muller com o projeto de modernização das estações de tratamento de efluentes líquidos, em um investimento de mais de 40 milhões de reais. Os resultados foram anunciados nesta semana pelo Governo de Santa Catarina por meio do IMA (Instituto do Meio Ambiente).

O presidente Neivor Canton celebrou conquista, observando que “o prêmio expressa o compromisso da Aurora Coop com a defesa ambiental, a preservação dos recursos naturais e a sustentabilidade de toda a cadeia produtiva.” Enfatizou que “os postulados do cooperativismo, os valores defendidos pela Aurora Coop e a agenda ESG que a empresa adota estão em plena sintonia com os princípios da filosofia que inspiraram o Prêmio Fritz Muller”.

Um dos mais respeitados eventos ambientais do país, o prêmio homenageia o naturalista alemão Fritz Müller, colonizador de Blumenau e conhecido como O Príncipe dos Observadores. Müller ganhou renome internacional por ter colaborado com a teoria da evolução das espécies, de Charles Darwin. Criado em 1982, pela Fatma (hoje, IMA), órgão estadual ambiental catarinense, o prêmio objetiva estimular o processo de desenvolvimento sustentável de Santa Catarina. É um instrumento de reconhecimento a instituições de pesquisa e ensino, ONGs ambientais, empresas públicas e privadas, pesquisadores e pessoas que se destacam na preservação do meio ambiente.

A Aurora Coop investiu mais de 40 milhões de reais na implantação e modernização das estações de tratamento de efluentes de três das suas maiores plantas industriais de aves e suínos de Santa Catarina e do Rio Grande do Sul. A instalação dessas estações marcou a história da Cooperativa com avanço tecnológico e adoção de novos conceitos que devem ser replicados em futuras instalações.  Parâmetros de lançamento mais restritivos do que os previstos em lei, uso de tecnologia importada, automação, redução de gases de efeito estufa e reuso do efluente na própria estação reforçam, nestes projetos, importantes valores da Aurora Coop como ética, qualidade, confiança e sustentabilidade.

Estes projetos além de controle da poluição, tratam de desenvolvimento sustentável, associando atividades econômicas importantes para a região com a preservação ambiental e o desenvolvimento social. Os projetos dessas unidades iniciaram em 2019 e finalizaram em 2022, mostrando resultados excelentes: maior eficiência, rigoroso controle operacional, flexibilidade operacional, redução da área ocupada e melhoria significativa e satisfatória dos resultados do efluente tratado.

O projeto foi implantado num primeiro momento no Frigorífico Aurora Chapecó/SC I (2019), seguido dos Frigoríficos Aurora Erechim/RS I e II (2020) e, por fim, no Frigorífico Aurora Guatambu/SC(2022).