Blog do Prisco
Destaques

Avança projeto que beneficia quem pede nota fiscal

A Comissão de Constituição e Justiça aprovou, na Assembleia Legislativa de Santa Catarina, projeto de lei que cria o Cadastro do Bom Cidadão. Segundo o autor da proposta, deputado Milton Hobus (PSD), a iniciativa possibilita que o Estado tenha um programa de incentivos para os consumidores que pedirem nota fiscal com o CPF.

“Não existe melhor forma de conscientizar do que dar um benefício para quem pede nota fiscal no bar, no restaurante, entre outros estabelecimentos. É uma forma de estimular o bom cidadão catarinense a fazer a sua parte contra a sonegação”, destaca.

A maioria dos Estados brasileiros já conta com programas que beneficiam o contribuinte, entre eles os vizinhos Rio Grande do Sul e  Paraná. Ao acumular notas fiscais, a pessoa ganha uma pontuação que gera descontos, por exemplo, para o pagamento do IPVA. Por outro lado, o Estado ganha com a redução da sonegação, o que gera aumento de receita.

Entidades que representam os setores econômicos catarinenses têm buscado apoio à iniciativa de Hobus. Em agosto, lideranças da Federação das Câmaras de Dirigentes Lojistas de SC (FCDL) visitaram a Assembleia para mostrar o interesse pela aprovação do projeto.

Posts relacionados

120 municípios de SC ainda não concluíram a integração da NFS-e nacional e podem sofrer bloqueios de transferências de recursos já em janeiro de 2026

Redação

Relator do ‘PL da Dosimetria’, Esperidião Amin destaca alguns pontos que serão discutidos

Redação

Senador Esperidião Amin solicita que CCJ discuta proposta que limita mandato de ministros do STF

Redação