Blog do Prisco
Notícias

Balé Bolshoi apresenta Dom Quixote em Brasília em homenagem a LHS

A Escola do Teatro Bolshoi no Brasil apresenta na próxima quinta (11), em Brasília, a envolvente história de Dom Quixot”. Antes do espetáculo haverá homenagem póstuma ao ex-senador Luiz Henrique – falecido em 10 de maio — responsável por trazer para Joinville (SC) a única filial fora da Rússia, durante seu segundo mandato como prefeito da cidade.

BOLSHOI BRASÍLIAO espetáculo será às 20h, no Ginásio Nilson Nelson, com o patrocínio do BNDES e do ministério da Cultura. Os ingressos (quatro por CPF) serão trocados na bilheteria por 1kg de alimentos não perecíveis, exceto sal, a partir de terça (9), das 10h às 18h. As doações serão destinadas a entidades assistenciais da capital federal.
No dia seguinte, às 10h, haverá um outro espetáculo exclusivo para as crianças da rede pública de Brasília e do Hospital Sarah Kubitschek. A apresentação visa estimular desde cedo o gosto pelas artes e o hábito de frequentar o teatro — uma contribuição filosófica da escola para o desenvolvimento e a inclusão dos cidadãos nos meios culturais.
Dom Quixote é um balé com teatralidade e música vibrante — cuja versão apresentada na escola brasileira é resultado do trabalho do famoso coreógrafo russo, Vladimir Vasiliev — eleito “bailarino do século” pela UNESCO.
Instalada em Joinville desde 15 de março de 2000, a Escola do Teatro Bolshoi no Brasil é a única extensão e a primeira vez que a Rússia transfere a outro país o método exclusivo de balé que tornou a instituição uma das mais respeitadas do mundo. Nesses quinze anos formou 254 bailarinos, muitos atuando mundo afora.
​Tal como na Rússia, a escola brasileira do Bolshoi busca a melhor formação educacional, o acesso das crianças à cidadania plena e ao mundo cultural. Além do balé, os alunos provenientes de todo o País aprendem uma outra profissão para sair de lá empregados. Internados na escola de Joinville, eles recebem assistência médica, odontológica e nutricional adequadas ao bom rendimento escolar.
Roteiro:
A partir de terça (09) – Troca 1kg de alimento por um ingresso, das 10h às 18h na bilheteria do Nilson Nelson.
Quinta (11) – Espetáculo às 20h no Nilson Nelson.
Sexta (12) – Espetáculo especial para alunos da rede pública do DF e pacientes do hospital SK.

Foto: divulgação