Blog do Prisco
Coluna do dia

Coluna do dia

Um ninho dividido

Dos cinco grandes partidos de Santa Catarina, o PSDB é o próximo a realizar a convenção estadual (o PSD já fez a sua). No próximo sábado, 13, os tucanos escolherão não só o novo comando partidário como também vão sinalizar para os rumos da legenda em 2018: se o senador Paulo Bauer mantiver sua chapa, conforme assegurou à coluna no sábado, 6, e conquistar a reeleição, ele conduzirá o partido para ter candidato a governador.

O próprio Bauer, que fez mais de 1,1 milhão de votos em 2014, projeta nova empreitada na cabeça de chapa. Em caso de outro resultado no pleito interno – Marcos Vieira ou Dalírio Beber – a leitura é cristalina: o PSDB caminharia para substituir o PMDB na tríplice aliança, resgatando o formato original da engenharia política, com PSD, PP e os próprios tucanos ocupando as quatro vagas majoritárias. Neste caso, o PSDB ficaria a reboque dos pessedistas. Nos bastidores, já há quem garanta que esta solução está consolidada.

De qualquer forma, o partido entra na semana decisiva e no ano que antecede as eleições municipais – que vão definir a musculatura de cada sigla com vistas a 2018 – absolutamente dividido. Os bombeiros estão atuando para evitar um racha definitivo e sequelas que desidratariam o PSDB.

 

 

Irritação

Numa manobra sui generis, o deputado estadual Marcos Vieira abriu mão da candidatura de oposição a Paulo Bauer em favor do outro senador tucano, Dalírio Beber. A condução, unilateral, irritou Dalírio, que ficou embretado e não tem a menor intenção de presidir novamente o PSDB, ainda mais que acabou de assumir a vaga de Luiz Henrique da Silveira na Câmara Alta. No fundo, Vieira, que pode sofrer uma fragorosa derrota, tentou encurralar os dois senadores. Por ora, conseguiu apenas contrariá-los.

 

 

 

Nem aí

Já Bauer vem ignorando solenemente a nota na qual o grupo do deputado estadual “anunciou” que abria mão do projeto para preservar a “unidade”. Interlocutores de Paulo Bauer avaliam que, ante a derrota iminente, Marcos Vieira quis ser o pai da criança chamada unidade partidária, algo que hoje não existe e há muito não se encontra na cúpula tucana.

 

 

Susto

Quem foi internado às pressas na madrugada de sexta para sábado, 6, foi o prefeito de Chapecó e presidente da Fecam, José Cláudio Caramori. Com fortes dores no peito e dificuldades para respirar, ele foi atendido no Hospital da Unimed. Na tarde de sábado, ganhou alta, mas passou o fim de semana de repouso em casa.

 

 

 

Saúde e Planejamento

João Paulo Kleinübing, secretário de Saúde, e Murilo Flores, titular do Planejamento, têm agenda hoje em Joinville. Os dois palestram no terceiro encontro do ciclo de palestras estratégicas de Santa Catarina, no auditório da reitoria da Univille, a partir da 19h. Evento é aberto ao público.

 

 

Esquemão

Ministério Público arrolou 12 pessoas, em ação civil pública, por atos de improbidade administrativa em Urubici. A promotoria suspeita que a turma montou um esquema para cobrar pelo uso de máquinas da prefeitura em obras e serviços particulares.

 

 

 

Compilação

Vice-presidente da Alesc, deputado Aldo Schneider (PMDB) comemorou a entrega do primeiro esboço do anteprojeto de compilação das leis estaduais. O objetivo é consolidar quase 18 mil leis. “Consistente”, declarou Schneider.