Blog do Prisco
Notícias

Bancada do Sul e OAB buscam solução para Fóruns de Urussanga e Içara

Ainda não se tem uma data oficial para que a cidade de Urussanga tenha iniciada a construção do novo Fórum da Comarca. No planejamento do Tribunal de Justiça de Santa Catarina, a obra pode ser executada dentro do Plano Plurianual até o ano de 2019. A demanda antiga foi levada ao presidente pela bancada dos deputados estaduais do Sul, em um trabalho conjunto com a Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) da região e representantes dos municípios de Urussanga e Içara.

Diante da situação, o presidente, Desembargador José Antônio Torres Marques (C) garantiu que vai pedir preferência no andamento do projeto e inclusive apresentar uma data de início do processo de licitação, após análise técnica que vai solicitar aos responsáveis. “Entendo a angústia da comunidade. Vou me empenhar para solucionar este caso. Quem sabe conseguimos realocar a parte financeira de outra obra que tenha projeto mais atrasado, já que esta tem até terreno”, disse o Desembargador.

O prefeito de Urussanga Jhonny Felippe (PMDB) explicou que a estrutura do atual Fórum é antiga e bem precária, com umidade. Fato que segundo ele, tem causado até mesmo problemas de saúde nos funcionários. A vereadora do município, Izolete Gastaldon, reforçou o pedido informando que as cidades vizinhas de Morro da Fumaça e Cocal do Sul também dependem daquela Comarca, causando ainda acúmulo de processos.

O grupo é composto pelos deputados Cleiton Salvaro (PSB), José Milton Scheffer (PP), José Nei Ascari (PSD), Luiz Fernando Cardoso (Vampiro- PMDB), Ricardo Guidi (PSD), Rodrigo Minotto (PDT), Manoel Mota (PMDB) e Valmir Comin (PP).

Içara poderá ter o reforço de mais um juiz

A situação de Içara não é muito diferente. O grupo solicitou a estruturação da 3ª Vara da Comarca. A informação do presidente do Tribunal de Justiça é de que isso não acontecerá de imediato.

Uma ação que possa contribuir diretamente com uma diferença na situação enfrentada naquele Fórum, segundo ele, é colocar mais um juiz para contribuir com o fim da demanda ou até mesmo um mutirão pode ser visto como solução. “Vou conversar com o juiz Fernando Ritter e na sequência apresento para vocês o que for decidido”, explicou  o presidente do Tribunal de Justiça.