Blog do Prisco
Notícias Últimas

Bancada Feminina debate violência contra mulher em Chapecó

A bancada feminina do Poder Legislativo de Chapecó, realizou nesta segunda-feira (29), mais uma Reunião de Trabalho. Desta vez, vereadoras e convidadas fizeram um debate sobre a violência contra a mulher. A bancada é formada pelas vereadoras Marcilei Vignatti (PSB), Deise Schilke (PT) e Sueli Suttili (PSD).

Cada vereadora convidou três mulheres para debater o assunto: Franciane Bortoli (psicóloga), Andreia Alves (terapeuta) e Flávia Durgante (vice-presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Mulher). “Formamos a bancada e promovemos esses encontros para levantar demandas e construirmos políticas públicas voltadas às mulheres”, comentou a coordenadora da bancada feminina, Marcilei Vignatti.

A psicóloga Franciane Bortoli, em seu pronunciamento, disse que levantamentos dão conta que a violência contra a mulher aumentou durante a pandemia, em função do isolamento social. “Por isso, existe a necessidade de voltarmos a falar sobre o projeto de um Centro Integrado de Atendimento às Mulheres. As vítimas precisam ser melhor assistidas”, destacou.

A terapeuta Andreia Alves, que também relatou ter sido vítima de abuso, fez um alerta para toda a sociedade para que não aconteça o mesmo que ocorreu dentro de sua família. “Tenho uma filha de 16 anos, que presenciou os abusos que sofri. Atualmente, ainda precisa de acompanhamento psicológico. É justamente isso que precisamos evitar”, reiterou.

A vice-presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Mulher, Flávia Durgante, falou sobre os atendimentos às vítimas e a importância de investir em educação. “Discutir gênero nas escolas não é falar sobre sexualidade. É debater e informar as crianças sobre os perigos dos abusos”, concluiu.

A bancada feminina encerrou este ano os eventos promovidos e no ano de 2022, a intenção é continuar pautando assuntos que possam levantar demandas levantadas pelas próprias mulheres chapecoenses.