Blog do Prisco
Coluna do dia

Barba, cabelo e bigode

Além de conquistar a Presidência do TJSC, o jovem desembargador Rodrigo Collaço, que está há apenas cinco anos no Tribunal de Justiça, elegeu, ainda, o colega Moacir Moraes Lima Filho, primeiro vice-presidente da corte; fez Henry Petry Júnior chegar à Corregedoria-Geral de Justiça; e durante o vitorioso dia de quarta-feira, articulou a eleição do amigo e também desembargador, Ricardo Roesler, para presidente do Tribunal Regional Eleitoral (TRE).

O novo presidente da corte eleitoral foi o sucessor de Collaço, na primeira década do século, na presidência da Associação dos Magistrados Catarinenses (AMC). Agora caberá a Roesler conduzir as eleições em Santa Catarina no ano que vem. A gestão do novo presidente do TJ à frente da entidade catarinense de juízes o credenciou a assumir a Associação dos Magistrados do Brasil (AMB), onde teve destacada gestão.

Sem falar nas outras posições. Tanto o vice-corregedor, como o segundo e o terceiro vice-presidentes chegaram lá no embalo da vitória de Collaço.

Trocando em miúdos: Rodrigo Collaço elegeu todo o seu grupo para as principais posições do Judiciário Barriga-Verde. Vitória maiúscula de sua articulação, com a marca da renovação no mundo togado do Estado.

 

Aguiar no PSD

Deputados do PSD se debruçaram sobre o mapa de SC para debater os nomes que irão disputar na chapa proporcional a deputado estadual. A proposta é ter 30 candidaturas. Na foto do encontro, a presença de Antônio Aguiar, que deixou o PMDB e já atua como parlamentar do PSD.

 

Mapa de SC

Cada região terá três candidatos na disputa para a Assembleia Legislativa, com a possibilidade de mais em algumas que tenham maior potencial eleitoral. Três no Oeste, três no Vale, três no Norte e três no Sul, pelo menos. “Trabalhamos para eleger grande número de deputados, já que ano que vem o PSD vai mostrar a organização que tem,” destacou Hobus – líder da bancada do PSD, na Alesc. Hobus também lembrou que o PSD tem candidato à majoritária.

 

Amin responde

Na quarta-feira de manhã, o prefeito de Tubarão, Joares Ponticelli, chamou o deputado estadual João Amin de “moleque mimado.” Foi durante entrevista na Rádio Eldorado. O parlamentar enviou sua resposta ao correligionário.

“Só perde eleição quem tem coragem de colocar o nome à disposição na urna. Quem é submisso tende a estar sempre a reboque de um projeto político alheio e conveniente. Não sei o que tem motivado o Joares, se é o emprego que o ex-presidente deu para ele na Alesc enquanto estava sem mandato, ou os milhões recebidos após a convenção que, inclusive, chamaram atenção do vice-governador. Mas ele continua colocando o partido em segundo plano.” Clima já passou do ponto de fervura no PP.

 

Atuação

O prefeito de Chapecó, Luciano Buligon, foi eleito, em Buenos Aires, presidente do Briapem – Bloco Regional de Intendentes, Prefeitos, Alcaldes e Empresários do Mercosul. O Bloco foi constituído em audiência realizada na sede da Organização de Estados Ibero-Americanos (OEI). Participaram parlamentares, autoridades e empresários da Argentina, Brasil, Bolívia, Chile, Equador, Paraguai e Uruguai. Além de Buligon, representaram o Oeste Catarinense, o prefeito de Pinhalzinho, Mário Afonso Woitexem, e o empresário chapecoense, Vincenzo Francesco Mastrogiácomo.