Blog do Prisco
Artigos

Dia internacional das cooperativas de crédito

No mês de outubro as cooperativas financeiras se uniram para celebrar o Dia Internacional do Cooperativismo de Crédito (DICC). A data é fundamental para demonstrar a força do cooperativismo e ressaltar a importância das atividades que desenvolvem, mostrando, acima de tudo, que um modelo financeiro mais justo e preocupado com o crescimento das comunidades é possível.

Segundo dados da Organização das Cooperativas Brasileiras (OCB), aqui no Brasil, aproximadamente nove milhões de pessoas fazem parte desse cenário cooperativista, composto por mais de mil cooperativas de crédito. Santa Catarina tem uma posição de destaque no cenário nacional, com 98% das cidades envolvidas em alguma ação do setor, colocando o Estado como líder nesse modelo financeiro proporcionalmente à população. Prova disso é o crescimento registrado. Recentemente, por exemplo, a Unicred SC/PR, alcançou a marca de R$ 5 bilhões em recursos administrados. Isso prova que as pessoas confiam cada vez mais em uma cooperativa para investir, planejar o futuro e organizar a vida financeira.

São razões como essas que levam o Sistema Nacional de Crédito Cooperativo (SNCC) a se mobilizar nesta quinta-feira para reforçar os valores do cooperativismo. A iniciativa ressalta o trabalho mais humanizado das cooperativas, que se preocupam com o bem estar da comunidade acima da necessidade de lucros. Além disso, a data relembra que as cooperativas também são aliadas da ONU na luta contra erradicação da pobreza no mundo, desenvolvendo ações que contribuem para a ascensão econômica conjunta.

Por fim, vale ressaltar que justamente a origem do cooperativismo, formado pela associação das pessoas é que possibilita a cooperativa a oferecer soluções financeiras justas e realizar programas de capacitação e valorização do ser humano. Uma preocupação que vai além dos números, reconhecendo os indivíduos e o potencial de fazer a diferença na vida de cada uma deles.

 

Luís Augusto Schuller, Diretor de Operações da Unicred SC/PR

 

LUÍZ