Blog do Prisco
Destaques

Baretta e Coelho recebem 55,28% dos votos na eleição para reitor e vice da Udesc

Os professores Dilmar Baretta e Luiz Antonio Ferreira Coelho, da chapa “Vamos Adiante, Udesc”, receberam 55,28% dos votos válidos de professores, técnicos e estudantes na eleição para reitor e vice-reitor da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc), realizada nesta quarta-feira, 16.
Por sua vez, a chapa “Juntos Pela Udesc”, composta pelos professores Emerson César de Campos e Cintia Aguiar, obteve 44,72% dos votos válidos.

O processo eleitoral definirá os novos gestores da universidade estadual até 2024, com início do mandato em 12 de abril de 2020.
“Durante toda a campanha, fomos muito bem recebidos por professores, técnicos e alunos em todas as unidades da Udesc. Ficamos muito felizes com a vitória nas urnas. É a primeira vez que um representante de um centro de fora de Florianópolis e Joinville comandará a Reitoria da Udesc. Estamos com muitos planos para a nova gestão. Contamos com o apoio de toda a comunidade acadêmica para avançarmos em termos de excelência na universidade”, afirma Baretta.

Publicação do resultado

A publicação do resultado final do pleito deverá ser realizada em até três dias úteis (até 21 de outubro) pela Comissão Eleitoral Central da Udesc, conforme o edital.
Ambas as chapas protocolaram pedidos de impugnação de candidatura contra seus adversários. Esses pedidos serão analisados pelos membros da comissão antes da publicação do resultado final da eleição.

Após a publicação do resultado final, a Comissão Eleitoral Central fará a lavratura da ata com relatório circunstanciado do processo eleitoral e encaminhará todo o material ao atual reitor da Udesc, Marcus Tomasi, para homologação do Conselho Universitário (Consuni) e, na sequência, ao governador do Estado, Carlos Moisés, para fins de nomeação e posse.
Informações gerais sobre a eleição da Reitoria podem ser vistas no site da Comissão Eleitoral Central da Udesc: www.udesc.br/eleicaoreitoria.

Percentuais entre os segmentos

A eleição para os cargos de reitor e vice-reitor, com 82 urnas eletrônicas do Tribunal Regional Eleitoral de Santa Catarina (TRE-SC), foi realizada das 9h às 21h desta quarta-feira, nos 12 centros de ensino da Udesc distribuídos pelo Estado e na Reitoria, em Florianópolis.

Ao todo, participaram 4.770 votantes, o que representa 34,48% do colégio eleitoral geral. A votação registrou presença de 85,85% dos professores, 86,96% dos técnicos e 27,93% dos acadêmicos:

o    Entre os professores, Baretta e Coelho receberam 54,87% dos votos contra 45,13% de Emerson e Cintia;

o    Entre os técnicos, Baretta e Coelho receberam 59,06% dos votos contra 40,94% de Emerson e Cintia;

o    Entre os alunos, Baretta e Coelho receberam 46,10% dos votos contra 53,90% de Emerson e Cintia.

O resultado é calculado de forma que os votos dos professores representem 50% do total; os dos técnicos, 25%; e os dos estudantes, 25%.

Computados os votos, foi apurado o coeficiente eleitoral de cada chapa (confira como é feito o cálculo no artigo 48 do edital), com 0,3961 para Baretta e Coelho e com 0,3204 para Emerson e Cintia.

Currículo dos mais votados

Dilmar Baretta é professor do Departamento de Zootecnia do Centro de Educação Superior do Oeste (CEO), em Chapecó. Era diretor-geral desde 2016 e foi diretor de Pesquisa e Pós-Graduação de 2010 a 2016.

Luiz Antonio Ferreira Coelho é professor do Departamento de Matemática do Centro de Ciências Tecnológicas (CCT), em Joinville, onde foi diretor de Pesquisa e Pós-Graduação de 2004 a 2005 e de 2012 a 2016.

Posts relacionados

Governo e Badesc liberam R$ 60 milhões

Autor

PSDB faz mobilizações de olho na eleição municipal

Redação

Em Florianópolis, Salvaro busca investimentos em obras de infraestrutura

Redação