Blog do Prisco
Coluna do dia

Bauer pressionado

Bauer pressionado

Paulo Bauer (PSDB) ofereceu almoço, ontem, em seu apartamento, na Praia Brava, em Florianópolis, ao correligionário e deputado federal Marco Tebaldi e ao publicitário Wilfredo Gomes. Entre uma iguaria e outra, o prato principal do grupo foi a avaliação sobre as possibilidades de o senador candidatar-se a prefeito de Joinville este ano.

Bauer resiste ao projeto eleitoral municipal, mas o fato é que o pleito está aberto na maior cidade do Estado, onde o senador tem domicílio eleitoral.

O prefeito Udo Döhler (PMDB), embora seja um homem sério e de respeito, acumula desgaste brutal, deixando muito a desejar no quesito gestão pública. Outro possível candidato, Darci de Matos (PSD), não se firmou como oposição ao PMDB e ainda é visto por muitos (inclusive dentro do PSD) como um vereador estadual. Já o ex-prefeito e ex-deputado Carlito Merss está longe de recuperar  a popularidade que um dia já desfrutou.

Além disso, o próprio  PSDB está sem candidato depois que o empresário Ivandro de Souza, recrutado para a empreitada, desistiu da ideia. O próprio Tebaldi descarta disputar novamente a prefeitura. Neste contexto, o deputado federal passou a ser um dos maiores entusiastas da hipotética candidatura de Paulo Bauer no  maior colégio eleitoral de Santa Catarina.

Contraponto

Se, por um lado, o jogo está aberto em Joinville, também há os riscos para o senador que se mostra bastante reticente ao projeto municipal. Com foco em 2018, Paulo Bauer poderia se enfraquecer estadualmente a partir de uma eventual derrota na cidade, onde foi muito bem votado em 2010 e 2014. Sem contar que ele já sofreu o revés interno, perdendo a presidência do partido para o deputado Marcos Vieira.

Correndo por fora

Não se pode ignorar, ainda acerca de Joinville, o nome do médico José Aluisio Vieira (PP), o Doutor Xuxo. Conhecido pela forte atuação social e considerado um sujeito boa praça em todos os matizes, ele poderia correndo por fora, repetir o feito de Luiz Gomes, que ganhou a prefeitura em 1988 na sucessão de Wittich Freitag.

Angela animada

Interlocutores da ex-prefeita Angela Amin (PP) reconhecem nela uma grande animação quando as conversas giram em torno da eleição deste ano na Capital. Cesar Souza Junior vem acumulando grande desgaste em função da poluição nas praias, estimulando ainda mais possíveis adversários. Também está em perspectiva a possibilidade de Esperidião Amin concorrer novamente a governador em 2018. Se Angela vence o pleito em Florianópolis, naturalmente fortalece o projeto do marido.

Vamos conversar

Cesar Souza Junior adiou, para data ainda indeterminada, a viagem de 15 dias que faria para descansar. O momento não é mesmo oportuno em função dos problemas que se multiplicam na temporada de verão. O alcaide, aliás, fez contato com o deputado João Amin, presidente municipal do PP, assim que o progressista voltou de viagem. Os dois devem sentar para conversar em breve, mas vai se complicando a possibilidade de renovação da aliança PSD-PP na Capital.

Contas em dia

Apesar do momento delicado que vive a economia de muitos municípios, em Canoinhas, no Planalto Norte de Santa Catarina, a administração municipal tem feito o dever de casa: poupar para poder investir. Prova disso é que o ano de 2015 foi fechado com contas aprovadas, pagamentos em dia e ainda com recursos garantidos para investimentos. Atualmente mais de 50 obras estão em andamento e, em breve, devem ser licitadas novas pavimentações no município com mais de 53 mil habitantes.

Reposição garantida

De acordo com o prefeito em exercício, Wilson Pereira (PMDB), o início do novo ano também será bom para o funcionalismo público, que deve receber em breve a reposição salarial. “Canoinhas foi o primeiro município a convocar a câmara de vereadores para apreciar o projeto de reposição salarial dos servidores municipais, que neste ano deve chegar em 11%, conforme o INPC”, disse Pereira.