Blog do Prisco
Destaques

Biografia conta trajetória de Milton Cavallazzi, ídolo e artilheiro do Avaí

Obra dos historiadores Spyros Apóstolo Diamantaras, Adalberto Jorge Klüser e Felipe Matos será lançada no dia 5 de outubro

 

Um dos maiores nomes da história do Avaí Futebol Clube, Milton Cavallazzi ganha uma biografia que faz jus ao atleta que pouco depois de despontar nos gramados da capital ganhou dos jornalistas o apelido de “garoto de ouro”. Escrito pelos historiadores Spyros Apóstolo Diamantaras, Adalberto Jorge Klüser e Felipe Matos, o livro que vai ser lançado no próximo dia 5 de outubro nasceu a partir de um desejo do filho Victor e do sobrinho do craque, o advogado Tullo Cavallazzi Filho.

“A família tem um acervo completo, com inúmeros recortes de jornal e outros materiais guardados, que mostra não apenas como foi a carreira do ‘tio Milton’ mas também revela um pouco de uma época em que o futebol era praticado de forma quase artística. Não podíamos correr o risco de perder essa memória”, diz Tullo. As lembranças do próprio protagonista da história contribuíram muito para a construção da biografia Cavallazzi – O Garoto de Ouro. “O ponto de partida foi uma longa conversa, toda filmada, dos historiadores com o Milton Cavallazzi”.

Assunto não falta. Após a estreia de Cavallazzi no Avaí, o jornal O Estado resumiu assim a atuação do meio campista: “correu muito pela cancha, driblou, municiou os companheiros, o que é importante, marcou quase a totalidade dos tentos da refrega”. Considerado o atacante que “mais deu trabalho à retaguarda contrária”, saiu de campo com uma nota 10 da crônica esportiva. Depois disso viriam mais dezenas de jogos, centenas de gols e diversos títulos.

No livro, essa e outras histórias são complementadas por fotos raras de atletas, dirigentes, do Campo da Liga e até de bastidores do clube da capital. O resgate da trajetória de Milton Cavallazzi inclui ainda um garimpo feito pelos historiadores, que conseguiram reunir dados de fichas de todos os jogos disputados pelo “garoto de ouro”.

A obra traz ainda uma homenagem ao grande amigo e protetor de Milton – Tullo Cavallazzi. Em campo, o irmão do craque teve passagens pelo Figueirense, pelo Paula Ramos e pelo Guarany. Foi autor de um “gol espírita”, feito graças à ajuda dos galhos de um dos eucaliptos vizinhos do Estádio Adolfo Konder, e notabilizou-se como apaixonado torcedor do Leão da Ilha. “Ficou sabendo de sua alma ‘azul’ aos poucos, como os santos tomam consciência de sua santidade. Mas era avaiano desde sempre – desde os 40 séculos antes do Nada”, escreveu sobre ele o cronista Sérgio da Costa Ramos.

Serviço

Lançamento do livro Cavallazzi – O Garoto de Ouro

Editora Dois por Quatro (175 páginas – Preço: R$ 50,00)

Autores: Spyros Apóstolo Diamantaras, Adalberto Jorge Klüser e Felipe Matos

Quando 05/10

Horário: 19h

Local: Hotel Faial