Blog do Prisco
Destaques

Bolsonaro lidera pesquisa do Instituto Paraná

Pesquisadores foram às ruas do país entre os dias 27 de abril e 2 de maio. Entrevistaram 2.002 eleitores. O resultado da pesquisa estimulada (quando nomes dos pré-candidatos são apresentados numa lista), divulgado nesta quinta-feira, 3, pelo Instituto Paraná, coloca o deputado fluminense Jair Bolsonaro (PSL) na liderança com 20,5% das intenções de voto. Ele é seguido por Marina Silva (Rede), que atingiu 12% das intenções de voto e por Joaquim Barbosa (PSB), que está na preferência de 11% dos entrevistados. Depois, vêm Ciro Gomes (9,7%), Geraldo Alckmin (8,1%) e Alvaro Dias (5,9%). Os demais nomes não passaram de 3% na pesquisa.

Vale lembrar que este é o cenário “vida real”, sem o nome de Lula da Silva. Preso, condenado por corrupção e lavagem de dinheiro, o guru das esquerdas está inelegível e não disputará o pleito de outubro em condições de normalidade democrática.

ALVARO ATRAPALHA ALCKMIN

Uma avaliação rápida dos números permite afirmar o seguinte: o ex-governador paulista Geraldo Alckmin, que está empatado com Bolsonaro em São Paulo, Estado que ele administrou por 12 anos, não deslancha também em função do bom desempenho de Alvaro Dias (Podemos), notadamente no Sul do país.

Tecnicamente empatados aparecem dois candidatos de esquerda (Marina e Ciro) e um que está filiado a uma legenda com DNA canhoto, Joaquim Barbosa, do PSB.

Também fica muito claro que o se o PT apoiar Ciro Gomes – Fernando Haddad apareceu com 2,7% das intenções de voto, segundo o Instituto Paraná – o ex-governador do Ceará tende a crescer em boa perspectiva.

foto> Hélvio Romero/Estadão