Blog do Prisco
Manchete

Brasil perde Osório Furlan, um dos fundadores da Sadia

O empresário Osório Furlan faleceu hoje em São Paulo. Estava às portas para completar 98 anos. Ele foi um dos fundadores da Sadia. Osório Furlan vem a ser pai de Luiz Fernando Furlan, ex-ministro, CEO da companhia em determinado período e irmão mais velho do ex-deputado federal Vasco Furlan, caçula da família. Uma perda inestimável, num domingo trágico para Santa Catarina. Também nesta data morreu, em gravíssimo acidente de trânisto, Roberto Angeloni, também empresário, da nova geração, e filho do não menos emblemático Antenor Angeloni. 

Nota de Luto Oficial – Osório Henrique Furlan

O espírito empreendedor e a enorme vontade de buscar novos conhecimentos a cada dia, marcou a tragetória de vida pessoal e profissional de Osório Henrique Furlan, que faleceu neste domingo, 28 de junho, em São Paulo, as vésperas de complentar 98 anos. Conselheiro informal de toda família, como se considerava, Osório deixa sua esposa Lucy, com quem conviveu por 76 anos, seus cinco filhos Júnior, Luiz, Diva, Lucila e Leila, 11 netos e 18 bisnetos. Um de seus filhos, Luiz Fernando Furlan, é Embaixador Honorário de Concórdia, título recebido em 2018.
Osório, natural de Caxias do Sul-RS, foi um dos pioneiros da empresa Sadia, que nasceu aqui em Concórdia, em 1944. Genro do fundador Attílio Fontana, mudou-se para a cidade para trabalhar na recém-inaugurada agroindústria. Desempenhou múltiplas atividades, e já aos 23 anos de idade, foi eleito Diretor Gerente. Foi fundador da Sociedade Esportiva e Recreativa Sadia, a SER Sadia, e criou a Fundação Attílio Fontana. No início dos anos 60, mudou-se para São Paulo, afastando-se do dia a dia das fábricas, concentrando suas atividades na expansão do grupo, consolidando o nome Sadia no Brasil e no exterior. Em 2007, encerrou a atividade profissional na Sadia como vice-presidente do Conselho de Administração.
Nosso município tem muito a agradecer a contribuição deixada por Osório. Nosso crescimento e desenvolvimento vieram da luta e trabalho destes pioneiros natos, que aqui plantaram seu conhecimento e vontade de ver o progresso. Em sinal de respeito e gratidão, a Administração Municipal de Concórdia, pelo decreto 590/2020, determina Luto Oficial por três dias, pela perda do grande empreendedor Osório Henrique Furlan.