Blog do Prisco
Notícias Últimas

Brasil quer atrair investimentos de uma das maiores montadoras de carro do mundo

 

Uma das mais valiosas montadoras de carros do mundo, seguindo tendência de mercado, poderá abrir uma de suas unidades na América do Sul. A possibilidade, fez com que o Deputado Federal Daniel Freitas (PSL/SC) identificasse a grande oportunidade de colocar o Brasil na disputa pela atração dos investimentos.

Na tarde desta quarta-feira (12), o Deputado reuniu-se com o Ministro de Ciência e Tecnologia, Marcos Pontes, para traçar um planejamento na aproximação com a empresa, com o objetivo de que o Governo Federal mostre alternativas para viabilizar sua vinda para cá.

Segundo o Deputado, a empresa vem se destacando no desenvolvimento de veículos elétricos de alto desempenho, e o envolvimento do Ministro Marcos Pontes e do Ministério de Ciência e Tecnologia, terá papel fundamental neste processo. “O Brasil tem um campo tecnológico em constante crescimento, mão de obra qualificada, um Governo que investe e acredita em iniciativas do setor de ciência e tecnologia. Além de uma grande oportunidade de abertura de mercado, atrairia uma empresa que investe em energia limpa, gerando emprego e renda para os brasileiros”, ressalta.

A intenção é formar uma comitiva brasileira, com a presença do Presidente Jair Bolsonaro, para visitar a sede da empresa e apresentar a intenção da instalação da empresa no Brasil.

Isenção

Daniel Freitas conta ainda com a aprovação do PL 4825/2019, isso porque ele é o autor do projeto de lei que pretende isentar de IPI e do Imposto sobre Importação os automóveis que tenham motor acionado, exclusivamente, por energia elétrica.

O texto também garante incentivos fiscais para veículos elétricos ou híbridos produzidos no Brasil. Ele isenta de IPI até o final de 2029 veículos de passageiro ou uso misto, as chamadas station wagons, com motor que funcione a partir de indução eletromagnética ou híbridos, bem como baterias fabricadas para esses veículos.

Para o autor do projeto, o carros elétricos assumiram recentemente o status de símbolo da preservação ambiental, tendo no Brasil um grande mercado consumidor em potencial. “A proposta tem o objetivo de abrir o mercado brasileiro a esses veículos ao “afastar a incidência de tributos federais sobre os automóveis elétricos nacionais ou importados”, explica.

Segundo estudos recentes, os carros elétricos não emitem gases prejudiciais ao meio ambiente ou à saúde. Com isso, também vem sendo associado à alta tecnologia pela indústria automobilística nos dias de hoje, sendo relevante lembrar que o Brasil, como mercado consumidor, ainda tem um grande potencial.