Blog do Prisco
Destaques

BRDE busca ampliar parceria com FINEP

O presidente do Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul RDE, João Paulo Kleinübing, acompanhado do vice-presidente e diretor de operações, Ranolfo Vieira Júnior, do diretor de Acompanhamento e Recuperação de Créditos, Mauro Mariani, estiveram em reunião esta semana na sede da Financiadora de Estudos e Projetos (Finep), no Rio de Janeiro/RJ. Os representantes do banco, foram recebidos pelo presidente do orgão, Celso Pansera, para tratar da ampliação da parceria este ano entre as instituições.

O encontro buscou discutir a parceria de longa data entre a Finep e o BRDE na operação de crédito descentralizado para inovação.

Durante a reunião, os diretores do banco, apresentaram números relativos ao desempenho em 2023, principalmente com destaque para investimentos em inovação. “O BRDE é atualmente o maior financiador de recursos para inovação no Brasil por meio da FINEP, mas esse protagonismo vem do trabalho de apoiar o desenvolvimento na última década, com olhar para quem precisa de crédito para crescer”, destacou Kleinübing.

Para este ano, a equipe do BRDE propôs um projeto de ampliação da parceria entre as organizações, aumentando o limite de crédito do BRDE com a Finep. Um dos focos do aumento do limite seria a necessidade de crédito para atender as demandas do mercado com a chamada “neoindustrialização” e “descarbonizacao” dos diversos setores da economia.

Acompanharam a reunião, o chefe de gabinete da diretoria do BRDE, Nelson Ronnie dos Santos, além do chefe de Gabinete da Finep, Fernando Peregrino, e o gerente do Departamento de Operações de Crédito Descentralizadas, Gustavo Barcelos.

Destaque para inovação
O BRDE consolida-se cada vez como o principal repassador de recursos aos projetos inovadores junto a Finep. Em 2023, esta foi a terceira maior fonte de recursos utilizada pelo banco. Os setores mais beneficiados foram: Indústria, Agronegócio, Alimentos, Embalagens, Tecnologia e Sistemas, Metal mecânico, Confecções, Médico-hospitalar e Telecomunicações. Desde a retomada do crédito através de agentes financeiros, em 2013, o BRDE sempre liderou o ranking nacional como maior repassador dentro do setor de inovação. Ano passado, o banco assinou com a Finep e o Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação um contrato que prevê a concessão de mais R$ 1 bilhão em recursos da instituição federal para financiar projetos de inovação, especialmente voltados para micro, médias e pequenas empresas.

“Estes créditos são fundamentais para promover a atualização tecnológica e manter a competitividade das nossas empresas em diversos setores apoiados com condições de financiamento adequadas. Mais de 40% do que o BRDE repassou por meio da FINEP foi para Santa Catarina. Isso mostra também capacidade de inovação das empresas do Estado e da nossa capacidade de repassar os recursos ao nosso cliente, que muitas vezes imagina que inovação é somente algo completamente novo, mas melhorias em processos e o desenvolvimento de produtos também podem ser apoiados pela Finep”, destaca o diretor de Acompanhamento e Recuperação de Créditos, Mauro Mariani.

FINEP – A Financiadora de Estudos e Projetos (FINEP), é uma empresa pública brasileira de fomento à ciência, tecnologia e inovação em empresas, universidades, institutos tecnológicos e outras instituições públicas ou privadas. A empresa é vinculada ao Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação.