Blog do Prisco
Manchete

Brusque decreta situação de emergência em saúde devido a casos de dengue

Cidade acumula 784 casos de dengue confirmados neste ano de 2022

O Prefeito Ari Vequi assinou, na tarde desta terça-feira (12), o decreto nº 9.168, que declara situação de emergência em saúde pública em todo o território municipal, face à infestação pelo mosquito Aedes aegypti, transmissor de doenças como a dengue, febre chikungunya e zika. Com o decreto, o combate e efetivação das ações de enfrentamento se tornam mais intensas e ágeis.

A cidade registra aumento significativo de casos de dengue nos últimos 20 dias, chegando a 784. Conforme a Organização Mundial da Saúde (OMS), a partir de 300 casos a cada grupo populacional de 100 mil habitantes, é considerado estado de emergência na localidade.

Ao assinar o decreto, o Prefeito Ari Vequi destacou que a medida objetiva facilitar o trabalho da Secretaria da Saúde, para que possa atuar cada vez mais forte no combate à dengue. “Por isso, dentro da autonomia da secretaria, poderemos avançar ainda mais contra essa epidemia em nossa cidade”.

Já o secretário de Saúde, Osvaldo Quirino de Souza, enumerou algumas medidas de enfrentamento que passam a estar cobertas com a vigência do decreto de emergência em saúde pública. “Podemos contratar pessoas em regime de emergência, se eventualmente surgir a necessidade de contratação de pessoal, e podemos adquirir insumos para o combate ao mosquito, também em caráter emergencial, pois muitas vezes se seguirmos o trâmite do serviço público, teríamos uma demora para aquisição desses insumos”.

Além disso, acrescenta o secretário, ficam favorecidos mutirões e também o acesso do agente público às residências e estabelecimentos comerciais das pessoas que não permitirem a entrada dos profissionais de saúde em suas propriedades. “Ou seja, a pessoa que se recusar, e houver uma forte suspeita de que existam focos naquele local em que ela estiver recusando a entrada do agente público, este servidor poderá solicitar o apoio da polícia militar, para acessar o interior do imóvel e efetuar a ação de fiscalização, e tratamento daquele foco”.

Cabe ressaltar que, pelo decreto nº 9.168, o estado de emergência em saúde pública em Brusque tem vigência de 180 dias. “Esperamos que, com essas ações emergenciais, mais agudas e intensas, possamos dar um combate efetivo à dengue em nosso município”, finalizou Osvaldo Quirino de Souza.

foto>Secom, Brusque, divulgação

Posts relacionados

Prefeitura lança edital de concurso público com 32 cargos em diferentes áreas

Redação

Famílias lotam pavilhões da Fenarreco no primeiro domingo da festa

Redação

GRUPIA celebra 15 anos de atuação em defesa da infância e adolescência

Redação