Blog do Prisco
Destaques

Brusque lança ferramenta que calcula o potencial fotovoltaico dos imóveis

Atlas Solar é projeto pioneiro disponível a todo cidadão por ferramenta web-interativa

O uso da energia solar é cada vez mais uma opção para quem deseja investir numa matriz energética limpa, ao colaborar para a preservação ambiental, visto que aproveita os recursos naturais a favor desta e das futuras gerações. Isso sem falar no benefício econômico, com a considerável redução na fatura de energia elétrica. Mas, muitas pessoas não cogitam investir nesta tecnologia porque desconhecem a quantidade de sol que chega ao seu imóvel e supõem que a instalação de painéis solares é algo inacessível e inviável.

Pensando nisso, a Prefeitura de Brusque lançou, na tarde desta quinta-feira (09), o Atlas Solar, uma ferramenta web-interativa que permite a qualquer cidadão calcular, gratuitamente, o potencial fotovoltaico de sua residência. A iniciativa pioneira foi viabilizada por meio da parceria entre o município e o distrito de Karlsruhe , na Alemanha, com o projeto “50 Parcerias Municipais pelo Clima”. E que rendeu, inclusive, ao distrito de Kalrsruhe, o prêmio alemão de sustentabilidade de 2021 na categoria municipal.

A superintendente da Fundação de Meio Ambiente (Fundema), Ana Helena Boos, comemora o momento. Para ela, a funcionalidade do site do Atlas Solar é o ponto de destaque. “É um site de fácil navegação. Qualquer cidadão com acesso à internet vai entender o que pode fazer e consultar o potencial de energia que pode economizar e gerar, limpa e sustentável. Essa ferramenta desmistifica a ideia de que a energia solar é algo inacessível e permite ao cidadão planejar esse investimento”, analisa.

A coordenadora do Geo Brusque e representante do Atlas Solar, Camila da Silva, destaca que o Atlas Solar é uma ferramenta única, visto que não existem disponibilizações gratuitas deste tipo de informação e a pessoa interessada só conseguiria obter se recorresse à iniciativa privada. “E, traz a consciência para o uso da energia solar, que é renovável”.

Para a coordenadora da parceria de Brusque com o distrito de Kalrsruhe, na Alemanha, Daniele Heil, depois de mais de 10 anos, este é mais um fruto de interesse mútuo compartilhado entre as duas comunidades. “Esta parceria é muito benéfica e traz resultados positivos. Já tivemos, por exemplo, a instalação das leds no município. E agora, este projeto agraciado com o prêmio Alemão de Sustentabilidade, viabilizado com verba alemã e que gerou essa ferramenta que está sendo disponibilizada de forma gratuita à comunidade”.

Alternativa eficiente

“A concretização deste projeto do Atlas Solar tem uma esfera ambiental muito forte porque a matriz energética brasileira, em sua maior parte, é abastecida por usinas hidrelétricas, consideradas uma fonte limpa, porém, dependente das chuvas. Então, quando ocorre períodos de seca, o que é comum no Brasil, existe o ônus para o cidadão, que paga mais caro pela energia que recebe e ainda fica sujeito a risco de apagões”, explica a engenheira ambiental da Fundema, Amabilly Schvambach.

E, o Atlas Solar tem o direcionamento para uso da energia solar, que utiliza o sol – recurso natural abundante, renovável e com maior disponibilidade em todo o planeta. É considerado também uma fonte limpa e está em grande expansão no país, principalmente por haver regiões de alta incidência solar. “Além de não ter poluentes, é uma fonte segura, a geração de resíduos é muito baixa em função da alta vida útil dos painéis fotovoltaicos, de aproximadamente 20 anos e com baixa necessidade de manutenção”, acrescenta a engenheira ambiental.

Como descobrir o potencial fotovoltaico de um imóvel

Para conhecer o potencial fotovoltaico de seu imóvel, basta a pessoa acessar https://atlassolar.brusque.sc.gov.br/, encontrar sua residência e selecioná-la. O software mostrará alguns dados, como dimensões e inclinação do telhado, e outros a serem preenchidos, como o número de integrantes da família e o consumo de energia da sua casa (informação que consta na fatura mensal de energia elétrica), para o efetivo cálculo do perfil fotovoltaico do local.

Posts relacionados

Governador autoriza liberação de recursos para cooperativas de energia elétrica em Santa Catarina

Redação

Frasle Mobility inaugura subestação de energia própria para ampliação de capacidade produtiva em Joinville

Redação

BRDE reforça compromisso com a sustentabilidade no 6º Congresso de Energia de Resíduos Sólidos

Redação