Blog do Prisco
Destaques

Brusque lança ferramenta que calcula o potencial fotovoltaico dos imóveis

Atlas Solar é projeto pioneiro disponível a todo cidadão por ferramenta web-interativa

O uso da energia solar é cada vez mais uma opção para quem deseja investir numa matriz energética limpa, ao colaborar para a preservação ambiental, visto que aproveita os recursos naturais a favor desta e das futuras gerações. Isso sem falar no benefício econômico, com a considerável redução na fatura de energia elétrica. Mas, muitas pessoas não cogitam investir nesta tecnologia porque desconhecem a quantidade de sol que chega ao seu imóvel e supõem que a instalação de painéis solares é algo inacessível e inviável.

Pensando nisso, a Prefeitura de Brusque lançou, na tarde desta quinta-feira (09), o Atlas Solar, uma ferramenta web-interativa que permite a qualquer cidadão calcular, gratuitamente, o potencial fotovoltaico de sua residência. A iniciativa pioneira foi viabilizada por meio da parceria entre o município e o distrito de Karlsruhe , na Alemanha, com o projeto “50 Parcerias Municipais pelo Clima”. E que rendeu, inclusive, ao distrito de Kalrsruhe, o prêmio alemão de sustentabilidade de 2021 na categoria municipal.

A superintendente da Fundação de Meio Ambiente (Fundema), Ana Helena Boos, comemora o momento. Para ela, a funcionalidade do site do Atlas Solar é o ponto de destaque. “É um site de fácil navegação. Qualquer cidadão com acesso à internet vai entender o que pode fazer e consultar o potencial de energia que pode economizar e gerar, limpa e sustentável. Essa ferramenta desmistifica a ideia de que a energia solar é algo inacessível e permite ao cidadão planejar esse investimento”, analisa.

A coordenadora do Geo Brusque e representante do Atlas Solar, Camila da Silva, destaca que o Atlas Solar é uma ferramenta única, visto que não existem disponibilizações gratuitas deste tipo de informação e a pessoa interessada só conseguiria obter se recorresse à iniciativa privada. “E, traz a consciência para o uso da energia solar, que é renovável”.

Para a coordenadora da parceria de Brusque com o distrito de Kalrsruhe, na Alemanha, Daniele Heil, depois de mais de 10 anos, este é mais um fruto de interesse mútuo compartilhado entre as duas comunidades. “Esta parceria é muito benéfica e traz resultados positivos. Já tivemos, por exemplo, a instalação das leds no município. E agora, este projeto agraciado com o prêmio Alemão de Sustentabilidade, viabilizado com verba alemã e que gerou essa ferramenta que está sendo disponibilizada de forma gratuita à comunidade”.

Alternativa eficiente

“A concretização deste projeto do Atlas Solar tem uma esfera ambiental muito forte porque a matriz energética brasileira, em sua maior parte, é abastecida por usinas hidrelétricas, consideradas uma fonte limpa, porém, dependente das chuvas. Então, quando ocorre períodos de seca, o que é comum no Brasil, existe o ônus para o cidadão, que paga mais caro pela energia que recebe e ainda fica sujeito a risco de apagões”, explica a engenheira ambiental da Fundema, Amabilly Schvambach.

E, o Atlas Solar tem o direcionamento para uso da energia solar, que utiliza o sol – recurso natural abundante, renovável e com maior disponibilidade em todo o planeta. É considerado também uma fonte limpa e está em grande expansão no país, principalmente por haver regiões de alta incidência solar. “Além de não ter poluentes, é uma fonte segura, a geração de resíduos é muito baixa em função da alta vida útil dos painéis fotovoltaicos, de aproximadamente 20 anos e com baixa necessidade de manutenção”, acrescenta a engenheira ambiental.

Como descobrir o potencial fotovoltaico de um imóvel

Para conhecer o potencial fotovoltaico de seu imóvel, basta a pessoa acessar https://atlassolar.brusque.sc.gov.br/, encontrar sua residência e selecioná-la. O software mostrará alguns dados, como dimensões e inclinação do telhado, e outros a serem preenchidos, como o número de integrantes da família e o consumo de energia da sua casa (informação que consta na fatura mensal de energia elétrica), para o efetivo cálculo do perfil fotovoltaico do local.