Blog do Prisco
Notícias Últimas

Câmara de São José recebe empresas do transporte coletivo e quer contribuir com projeto para melhoria do sistema no município

Com a demora do Estado quanto ao modelo metropolitano, sistema local volta a ser debatido

A Câmara de São José recebeu nesta terça (29) representantes das empresas operadoras do transporte coletivo do município e a secretária municipal de Segurança, Defesa Civil e Trânsito, Andrea Luiza Grando, para debater alternativas para a melhoria do sistema que atende a cidade. Segundo o presidente da Casa, vereador Matson Cé, a intenção da Câmara é contribuir com a construção de uma nova proposta de transporte público, mais moderna e que ajude na mobilidade urbana.
A Secretária apresentou o andamento do acordo celebrado com o Ministério Público, que garantiu a celebração de um contrato, mesmo que precário com as empresas e a coleta de dados sobre os usuários do transporte coletivo, para o fins de planejamento de melhorias nos serviços. Tanto ela quanto os representes das empresas ouviram atentamente uma série de pedidos dos vereadores presentes, boa parte relacionados ao funcionamento das linhas de transporte, que não foram totalmente restabelecidas desde a pandemia. De posse das informações viabilizadas pelo contrato, o município trabalha em uma proposta de concessão, tendo em vista a demora do Estado em propor um modelo definitivo para o transporte metropolitano, como proposto até o final do governo Carlos Moisés.
As empresas explicaram que o contrato celebrado com o município oferece um pouco de tranquilidade para a operação, mas sem permitir grandes mudanças e melhorias. Pelo tempo curto proposto e pelo fato de que o volume de passageiros ainda não supera o existente antes da pandemia, momento em que as empresas ficaram cinco meses sem operar. O pico máximo esse ano foi de 82% da demanda de 2019. Durante julho, com as férias escolares, não passou de 70%. Essa condição, de acordo com elas, inviabiliza grandes mudanças nas linhas, pois as empresas estariam operando no limite da capacidade financeira.
A perspectiva, a partir de agora, é que novos encontros ocorram. Segundo Matson, a Câmara quer contribuir com o trabalho da Secretaria e deve chamar o Estado para debater a questão metropolitana. “O transporte público está evoluindo, exemplos como o de Balneário Camboriú e Governador Celso Ramos precisam ser levados em conta para que se crie um atrativo para o uso do transporte coletivo e se diminua o número de veículos, favorecendo a mobilidade urbana”, destacou o presidente.