Blog do Prisco
Destaques

Câmara homenageia os 80 anos do Correio Lageano nesta quinta

O Poder Legislativo Municipal realiza uma sessão solene nesta quinta-feira (17/10) em comemoração aos 80 anos de fundação de jornal Correio Lageano. A placa comemorativa e o diploma de homenagem serão entregues no Plenário Nereu Ramos, a partir das 19h. A proposição é do vereador David Moro (MDB) e toda a população é convidada a acompanhar a solenidade na sede da Câmara ou pelo nosso Facebook.

O Correio Lageano é o jornal diário da Serra Catarinense, com oito décadas de história na comunicação. Sua história se confunde com a trajetória moderna de Lages, já que os fatos mais importantes desse período e a evolução socioeconômica da região estão registrados nas páginas do periódico.

“O Correio Lageano é uma marca sólida, sinônimo de credibilidade e confiabilidade, seja junto dos leitores ou internautas. Atento às novas tendências mundiais de informação e aos hábitos comportamentais dos internautas, constantemente reposiciona sua marca para se tornar cada vez mais moderno e dinâmico. (…) Gerar conteúdos qualificados para aproximar pessoas, é sob esta missão que a empresa busca crescer junto com a sociedade”, destaca o projeto de decreto legislativo 017/2019, que provocou a sessão.

Histórico do Correio Lageano

A fundação aconteceu no dia 21 de outubro de 1939 pelas mãos de Almiro Lustosa Teixeira de Freitas, Indalécio Arruda e João Ribas Ramos. Sob esse comando, foi publicado semanalmente até 1951, quando passou a ser gerido por quatro jovens: José Paschoal Baggio, Edézio Neri Caon, Evilásio Neri Caon e Sirth de Aquino Nicolelli.

Os quatro definiram a missão do jornal: “O Correio Lageano, enquanto estiver sob nossa orientação, será um órgão livre, independente, sem subordinação a organizações de qualquer espécie. (…) Nos endereçando sempre aos anseios do povo, quer das classes produtoras, quer das classes trabalhadoras, humildes e de todas as categorias profissionais”.

A partir de 1955, o CL passou a circular duas vezes na semana e três vezes nos anos 60. Em 8 de outubro de 1967 se tornou um jornal diário. Teve mais um grande avanço com a aquisição de uma impressora rotativa em 1990, em substituição ao off-set, o que tornou o parque gráfico do periódico um dos mais modernos de Santa Catarina.

Em 2006 houve o lançamento do site do Correio Lageano, o que se transformou em um grande portal de notícias: o CLMais. Em 2012, o jornal passou a ser impresso de forma totalmente colorida.

Artes: Eduarda de Liz (Câmara de Lages)

Texto: Everton Gregório – Jornalista