Blog do Prisco
Coluna do dia

Caramori assume Badesc

Caramori assume Badesc

Ex-prefeito de Chapecó, José Cláudio Caramori (PSD) assume a presidência do Badesc nesta quinta-feira, às 14h. Será um ato simples, uma posse em gabinete. A posse solene será em fevereiro. Explica-se. Além do recesso da Assembleia em janeiro, o governador Raimundo Colombo também não está em Santa Catarina. De férias, viajou ao exterior. Nelson Serpa, chefe da Casa Civil, representa Raimundo Colombo. Em dezembro, a assembleia do banco já havia aprovado o nome de Caramori para o seu comando. No mesmo mês, foi enviada a solicitação para que o Banco Central avaliasse o nome do ex-prefeito. A confirmação do BC deu-se na última terça-feira à tarde, liberando o pessedista para o novo cargo.

Olívio Rocha, atual presidente, volta para a diretoria Financeira da instituição. Continuam compondo a diretoria do Badesc, Justiniano Pedroso (vice-presidente e diretor de Desenvolvimento de Negócios), e João Carlos Grando (diretor de Operações).

Crise que fortalece

Secretário estadual da Fazenda, Antônio Gavazzoni publicou artigo alertando para o possível agravamento da crise financeira no país. Assinalou que itens que deveriam estar caindo – como dólar, inflação e desemprego – estão subindo. E outros, que deveriam estar subindo – como preços do petróleo e minério de ferro -, estão caindo. Situação que já levou, lembra Gavazzoni, 18 estados a aumentarem impostos.

Aqui, não

Gavazzoni destaca, a exemplo do que já garantiu o governador, que não haverá aumento de tributos estaduais, em que pese o crítico contexto nacional. E pontua o secretário: “A diretriz do governo Raimundo Colombo para enfrentar a crise é proibir gastos imotivados.”

Vice assume

Vice-prefeito de Canoinhas,  Wilson Pereira assumiu interinamente o Poder Executivo, em razão dos 20 dias de férias do prefeito Beto Faria. Durante o ato de transmissão de cargo, que contou com a presença de vereadores, secretários municipais, servidores públicos e da comunidade, Beto Faria lembrou que a administração do município já é realizada a quatro mãos.

Renovação

O presidente da Celesc, Cleverson Siewert assinou no Ministério das Minas e Energia, em Brasília, o contrato de concessão para continuar explorando, pelos próximos trinta anos, os serviços de geração das usinas Salto Weisbach, em Blumenau; Cedros e Palmeiras, em Rio dos Cedros; Garcia, em Angelina; e Bracinho, no município de Schroeder, que totalizam 63,2 MW de capacidade instalada.

Contra a dengue

Secretários Milton Hobus (Defesa Civil) e João Paulo Kleinübing (Saúde) pilotaram o ato de implantação da sala de situação para o gerenciamento e controle das ações de combate à dengue em SC. Foi ontem à tarde, na Capital. Trata-se de um sistema de comando de operações formado por equipes de diferentes áreas com funções específicas para o planejamento de metas e estratégias para o combate do mosquito, que além da dengue, transmite as doenças febre chikungunya e a febre do zika vírus, que causa a microcefalia em recém-nascidos.

Propaganda suspensa

O blog do jornalista e colunista Lauro Jardim, de O Globo, publicou nota informando que o Conar (Conselho Nacional de Autorregulamentação Publicitária) determinou a suspensão definitiva da propaganda da cerveja Nova Schin alusiva à Oktoberfest. A decisão inicial e a definitiva foram motivadas por queixas de consumidores, a esmagadora maioria de Santa Catarina.