Blog do Prisco
Notícias - Lateral

Carmen Zanotto defende liberação de verbas para a saúde

Durante comissão geral (foto interna) que discutiu sobre o surto de microcefalia no Brasil, nesta semana, a deputada federal Carmen Zanotto (PPS-SC) reivindicou que o governo federal libere os recursos da saúde que estão contingenciados, referentes ao orçamento deste ano.

“Quero fazer um apelo à equipe econômica. Hospitais filantrópicos, estados e municípios precisam receber. Por favor, liberem pelo menos R$ 6 bilhões, porque estamos diante de uma emergência sanitária”, alertou a parlamentar, que foi saudada com aplausos dos presentes à comissão geral.

comissão especial saúde

São R$ 13,4 bilhões o total de verbas da saúde contingenciadas. “Nós estamos vivendo uma grande emergência sanitária, o próprio nome já define. Todos os esforços precisam ser feitos para que nós possamos, no mínimo, diminuir o que estamos vivendo”, acrescentou Carmen Zanotto.

Quanto a microcefalia, a deputada argumenta sobre a necessidade de investimentos pesados para oferecer cuidados e estímulos precoces a crianças afetadas. “Vamos precisar de centros de acolhimento e tratamento especializados”, afirma.

A deputada também comentou que no universo da sociedade, a população precisa fazer sua parte no combate ao Aedes Aegypti. “As pesquisas mostram que mais de 90% das pessoas sabem o que fazer, mas não fazem”, comparou.

CNS, Conass e Conasems

Na comissão geral, Carmen Zanotto mencionou o teor de documento, de 15 de dezembro, deste ano, elaborado pelo Conselho Nacional de Secretários de Saúde, do (Conasems), Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde (Conass) e Conselho Nacional de Saúde (CNS) que trata do risco que o SUS corre se não contar com mais recursos.
No texto, os colegiados descrevem as dificuldades de prover a saúde da população devido ao sub-financiamento crônico do SUS. Caso permaneça esse quadro, de acordo com os colegiados, há “possibilidade concreta de paralisação desses serviços essenciais de saúde, colocando em risco a vida de milhares de brasileiros que necessitam do Sistema Único de Saúde”.

Fotos: divulgação

Posts relacionados

Neste ano, 352 jovens do Programa Novos Caminhos já conseguiram trabalho em SC

Redação

Com incentivo do Governo do Estado, produtor catarinense pode ter financiamento com juro zero no Plano Safra

Redação

Conexão entre Jorginho e Bolsonaro

Redação