Blog do Prisco
Coluna do dia

Renan na mira

Renan na mira

O notório Renan Calheiros, presidente do Senado, escapou dos mandados de busca e apreensão da Operação Catilinárias, semana passada, mas isso não quer dizer que ele não esteja na mira da Justiça tupiniquim. O grande fato do fim de semana, foi a decisão do ministro do STF, Teori Zavascki, de autorizar a quebra dos sigilos bancário e fiscal do alagoano. Investigado no âmbito da Lava Jato, Renan deve ter sua vida devassada no período compreendido entre 2010 e 2014. Vale lembrar que Renan é hoje o grande aliado de Dilma dentro do PMDB. Suspeito de patrocinar esquemas com desvios de milhões e milhões, o senador pode sair bem chamuscado e enfraquecido para outro embate: o comando do PMDB nacional. Ele e Michel Temer, que por ora escapou ileso da Lava Jato, travam queda-de-braço neste sentido. Para o Planalto, o ideal, depois das duas vitória no STF, seria ver um aliado de Renan Calheiros assumindo a presidência do PMDB. Possibilidade que pode estar ficando mais distante.

Guga na tribuna

Durante recente solenidade alusiva aos 15 da conquista do tri-campeonato em Rolando Garros, Guga Kuerten, emocionado, disparou diretamente contra a classe política brasileira. Além de pedir o fim da corrupção, o ex-tenista cravou: “Clamo aos nossos representantes, ao governo, a todos do poder público, que olhem para dentro desta sala, que vejam as pessoas que estão aqui e se espelhem. Por favor, sejam honestos, sejam brasileiros de verdade. Esqueçam o partido, a panelinha, lutem pelo Brasil. Nosso país merece.”

Especulações

Declaração mais do que apropriada em um momento em que o país afunda a cada dia e alguns dos principais líderes políticos trabalham no ritmo do samba de uma nota só: salvar o pescoço e o mandato. As declarações de Guga repercutiram em Santa Catarina, principalmente em Florianópolis, onde há tempos se comenta, nos bastidores, que Guga poderia entrar na cena política. Entrou pela via verbal. Resta saber se, no futuro breve, ele se filiará a algum partido para disputar eleições.

Pela família

Os movimentos que defendem que a chamada ideologia de gênero não deve ser tratada no ambiente escolar, que deve se dedicar ao conhecimento, estão convocando os  interessados a comparecerem à Câmara da Capital nesta terça, 22, a partir das 14h, quando o Plano Municipal de Educação será votado pelos vereadores.

Lula investigado?

Na versão oficial, o delegado federal Josélio Azevedo de Sousa, ouviu, na quarta-feira passada, Lula da Silva como testemunha. Na prática, comenta-se nos bastidores, o politicial submeteu-o a um interrogatório de investigado clássico.

“Petobrais”

O conteúdo da oitiva, de nove páginas, mostra que o ex-metalúrgico está bem enrolado. Sabatinado de perguntas em relação aos escândalos sem fim na “Petobrais”, o ex-mito apelou novamente para o mundo da carochinha, repetindo o batido “eu não sabia.” Muitas contradições, contudo, colocaram o ex-presidente contra o corner. Na justificativa para chamar Lula, o delegado assinalou que ele, como mandatário máximo do país, pode ter se beneficiado dos esquemas ilícitos, ou seja, do assalto à Petrobrás.