Blog do Prisco
Notícias Últimas

Carmen Zanotto defende união das frentes parlamentares para vencer subfinanciamento do SUS

A deputada federal Carmen Zanotto (Cidadania/SC) defendeu a unidade e a integração das 19 frentes parlamentares da saúde em torno de mais recursos para vencer o crescente subfinanciamento do SUS

“É preciso união e coragem para vencermos esse desafio. Se não tivermos outras fontes de financiamento, vamos discutir a flexibilização do texto constitucional da Emenda 95, que não preservou a saúde do teto de gastos”, defendeu a parlamentar durante reunião da Frente Parlamentar Mista da Saúde (FPMS) realizada nessa quarta-feira, (26), com entidades e representantes do setor.

Carmen Zanotto ainda ressaltou que a saúde vive um momento difícil, com a maioria dos municípios investindo além do que prevê a Constitucional Federal, em uma área tão importante para a população.

“Nossa busca é sempre pela melhoria da gestão, no entanto, alguns procedimentos estão há mais 20 anos sem revisão. Como vamos rever a tabela do SUS se nós não assegurarmos mais recursos no orçamento da saúde? Como vamos garantir, por exemplo, o acesso ao tratamento do câncer”?, questionou .

O presidente da Comissão de Seguridade Social e da Família (CSSF), deputado Antônio Brito, respaldou a proposta da presidente da Frente, deputada Carmen Zanotto, de união do colegiado em torno de uma pauta comum da saúde hoje no Brasil. “É o momento de utilizarmos a força e a unidade da Comissão de Seguridade com o apoio de todas as entidades do setor representadas aqui hoje”, enfatizou Brito.

Além de deputados e senadores como o vice-presidente da Frente Parlamentar Mista da Saúde, senador Jorginho Melo (PR-SC); senador Esperidião Amin (PP-SC); parlamentares integrantes da diretoria do colegiado, presidentes das Frentes Parlamentares da temática da saúde; participaram da reunião a Confederação Nacional da Saúde (CNSaúde); a Federação Brasileira de Hospitais (FBH); Associação Nacional de Hospitais Privados (Anaph); Confederação das Santas Casas de Misericórdia, Hospitais e Entidades Filantrópicas (CMB); Conselho Nacional de Secretarias da Saúde (CONASS); Conselho Nacional de Secretários Municipais de Saúde (CONASEMS); e demais parlamentares presidentes de Frentes de temáticas ligadas a saúde.

Fotos: Cidadania