Blog do Prisco
Notícias

Casan lança campanha para estimular economia de água

Para estimular o uso consciente de água, a CASAN está iniciando uma nova campanha. Presente nos veículos de Comunicação ou nas palestras e entrevistas do corpo diretivo e técnico da Companhia, a mensagem é simples: todos precisam fazer a sua parte.

A água que é desperdiçada pelo mau uso não pode mais ser aproveitada nem por você, nem pelos outros e nem pela CASAN. Portanto quando alguém desperdiça todos perdem, principalmente a natureza. A CASAN está fazendo a sua parte, investindo em obras para ampliar o abastecimento. Uma delas é o Sistema Flocodecantador, equipamento que em operação desde o Natal vai ampliar em 50% a capacidade de tratamento de água para a Grande Florianópolis.

O Projeto Rio Chapecozinho, cuja obra se inicia em 2016 no Oeste do Estado, vai garantir água à região pelos próximos 40 anos. Aprenda a fazer a sua parte, evitando desperdício e garantindo economia na conta ao final do mês. A fatura traz todo o volume registrado pelo hidrômetro – portanto, você paga não só pelo que consome efetivamente, mas também o que desperdiça com o mau uso e o que  vai embora com pequenos vazamentos não identificados em torneiras e vasos sanitários. Confira algumas dicas que vão melhorar a economia de sua família e, por tabela, evitar que Santa Catarina repita a crise hídrica que secou as torneiras de parte do país no verão passado:

– Respeite a capacidade do imóvel: Se uma residência foi projetada para seis pessoas, sua capacidade de abastecimento de água também está dimensionada para essa ocupação.

– Evite alugar o imóvel para um número de hóspedes superior ao seu limite.

– A reserva domiciliar é fundamental para evitar a falta de água em uma residência. Para definir o tamanho da caixa de água, considere 200 litros por dia por pessoa. E lembre-se: se você aluga seu imóvel, ou recebe muitos familiares, é importante aumentar a reserva

.- Cheque vazamentos e não deixe torneiras pingando. Um gotejamento simples, pode gastar cerca de 45 litros de água por dia.

– Antes de lavar pratos e panelas, limpe os restos de comida com uma escova, toalha de papel, guardanapo ou esponja e jogue no lixo.

– Deixe pratos e talheres de molho antes de lavá-los. Ensaboe toda a louça e depois enxágue todas as peças.

– Aproveite a água da chuva para aguar as plantas e o jardim. As plantas absorvem mais água em horários quentes. Opte, portanto, por regar as plantas de manhã cedo ou no fim do dia.

– Em vez da mangueira, use vassoura e balde para lavar pátios e quintais. Uma mangueira aberta por 30 minutos libera cerca de 560 litros de água.

– Reaproveite a água da sua máquina de lavar para lavar a calçada.

– Feche a torneira quando estiver escovando os dentes ou fazendo a barba. Uma torneira aberta por 5 minutos desperdiça 80 litros de água.

– Não tome banhos demorados. Uma ducha durante 15 minutos consome 135 litros de água.

– Saber ler o hidrômetro é muito simples e pode ajudar a detectar problemas como vazamentos, percebidos pelo consumo fora do normal.
casan campanha2.jpg

 

Fotos: reprodução