Blog do Prisco
Notícias

Catarinense na presidência de Confederação Nacional

O presidente da Federação dos Hospitais de Santa Catarina, Tércio Kasten, tomou posse esta semana em Brasília, como presidente da Confederação Nacional de Saúde. A entidade representa 270 mil estabelecimentos prestadores
de serviços à saúde, mobiliza mais de 3 milhões e meio de profissionais capacitados, e responde por quase 10% do PIB nacional. Durante a solenidade estiveram presentes mais de 200 convidados entre entidades representantivas do setor, parlamentares de SC, entre eles os senadores: Paulo Bauer (foto de capa) e Dalírio Beber, e os deputados federais – Carmen Zanotto, Marco Tebaldi, Esperidião Amin (foto interna), além do deputado estadual de SC, José Milton Schaeffer, e o secretário de Articulação Nacional, Acélio Casagrande.

TÉCIO KASTEN E AMINTércio Kasten ficará no commando da CNS pelo período de 3 anos. O presidente destacou inicialmente em seu discurso de posse sobre a grave crise no setor e fez um alerta: ” em 2016, o subfinanciamento histórico do SUS chegará ao ponto de insuficiência para garantir os compromissos financeiros já pactuados com Estados e municípios.O déficit previsto pelo Projeto de Lei Orçamentária que tramita no Congresso é de 16 bilhões de reais para o setor de saúde, o colapso do SUS afetará ainda mais a qualidade da assistência médica e hospitalar para 150 milhões de brasileiros que dependem exclusivamente do Sistema Ùnico de Saúde”. Kasten propõe o diálogo com os gestores públicos. Entre as prioridades estão o fortalecimento da relação com o Congresso Nacional, gestão compartilhada da CNS, defesa da saúde suplementar e maior participação da assessoria jurídica na gestão. “São decisões corajosas, que elevam a CNS a um novo patamar conceitual junto à sociedade brasileira”, conclui. Também tomaram posse durante a solenidade os catarinenses, Giovani Nascimento como diretor e secretário geral adjunto e Darci Ferreira da Costa Filho, como membro do Conselho Fiscal, ambos fazem parte da FEHOESC.

Fotos>divulgação