Blog do Prisco
Notícias Últimas

CELOS atualiza valores de equacionamento dos Planos

Conforme previsto nos Planos de Equacionamento da Fundação Celesc de Seguridade Social – CELOS dos anos de 2012 a 2017 os percentuais de descontos aplicados aos participantes sofreram ajustes neste último mês. Esses percentuais não se tratam de um novo plano de equacionamento, mas de uma reavaliação atuarial, a fim de garantir a amortização integral do déficit dentro do prazo pré-determinado. O cálculo é realizado com base no passivo dos planos, levando em consideração premissas como inflação, por exemplo, e que refletem nas deduções anuais. Ou seja, o valor de desconto não está relacionado ao resultado financeiro alcançado pelos Planos Misto e Transitório em 2018, já que neste período tiveram rendimento positivo de R$ 30 milhões e R$ 12 milhões, respectivamente.

No Plano Transitório o percentual descontado foi unificado em 15,95%. No Plano Misto os valores atualizados ficaram em 8,83% para o déficit de 2014 e 8,34% para o de 2016.

Desde o último ano a CELOS disponibiliza online, por meio do Portal da Transparência, informações sobre investimentos, custos administrativos e dos Planos Assistenciais para os participantes.