Blog do Prisco
Notícias Últimas

Municípios na iminência de reduzir atendimento

Prefeitos dos 22 municípios da Grande Florianópolis vão estar reunidos nesta quinta-feira (5), na sede da Associação dos Municípios da Região da Grande Florianópolis, para apresentar medidas que serão tomadas em conjunto para enfrentar a crise financeira que está assolando as administrações municipais, além de divulgar uma Carta Aberta à Sociedade Catarinense sobre o problema.

O prefeito Cesar Souza Junior (foto de capa), que tomou a iniciativa de reunir os colegas para uma tomada de posição em conjunto, afirmou que as administrações municipais já reduziram ao máximo seus gastos com o custeio da máquina pública, mas a queda na arrecadação e a falta de repasses obrigatórios por lei têm agravado muito a situação. Muitos municípios estão na iminência de sofrer reflexos no atendimento à população, disse.

reunião de prefeitos
De acordo com o presidente da Federação Catarinense dos Municípios (Fecam), José Cláudio Caramori, a queda na arrecadação, aliada à falta de repasse de verbas por parte dos entes federados, representou nos últimos dez meses um prejuízo de pouco mais de R$ 292 milhões aos municípios catarinenses. A capacidade de investimento próprio dos municípios catarinenses, na média, foi de apenas 0,45% entre 2006 e 2014, quadro que se agravou ainda mais com a atual crise. O resultado é que muitos municípios estão enfrentando dificuldades para fechar a folha de pagamento e manter o atendimento básico.
“A atual crise não é fruto de má gestão, mas da mais absoluta falta de recursos, gerada não apenas pela grave crise que o país atravessa, mas também pela partilha equivocada dos tributos arrecadados no país, em que maior parte do bolo (62%) fica na União, enquanto para os mais de cinco mil municípios resta a menor fatia, apenas 17%”, acrescentou Caramori.
Praticamente todas as cidades enfrentam redução de salários, de cargos comissionados, de serviços e diminuição da frota, entre outras medidas, e, mesmo assim, não está fácil cumprir com todos os compromissos financeiros e manter em funcionamento serviços básicos.

Serviço

Lançamento de ações conjuntas para enfrentamento da crise e Carta Aberta à Sociedade, em Coletiva de Imprensa dos prefeitos da GRANFPOLIS

Quando: Na próxima quinta-feira (5)

Horário: 9h30min

Local: Sede da GRANFPOLIS: Rua Cândido Ramos, 250, bairro Capoeiras

Fotos: PMF, arquivo, divulgação