Blog do Prisco
Coluna do dia

Chega de impostos

Fizeram muito bem os deputados da Comissão de Constituição e Justiça da Assembleia Legislativa ao aceitarem a legalidade, e consequente tramitação, da PEC que pretende impedir a cobrança dos chamados pedágios urbanos no estado.

Eles já existem em Bombinhas e Governador Celso Ramos, obrigando turistas e visitantes a pagarem altas taxas para entrarem nos municípios.

Criadora desta pérola, que já se propaga por toda Santa Catarina, a deputada Paulinha, ex-prefeita de Bombinhas, defende com unhas, dentes e todas as forças a manutenção dos pedágios.

Durante a sessão da CCJ, ela tentou uma manobra para adiar a votação, pedindo vistas à PEC, mas não deu certo. No fim, depois de muita celeuma, o relatório do deputado João Amin foi aprovado por 6 votos contra dois. A PEC é de autoria do deputado Ivan Naatz e agora passará por outras comissões até chegar ao plenário da Casa, o que pode acontecer já em 2020.

Clamor popular

Seria interessante aumentar a pressão popular em favor da PEC e contra mais este ataque ao bolso dos contribuintes, que já pagam IPVA, Seguro DPVAT, pedágios nas rodovias federais, impostos nos combustíveis e ainda tem que pagar para entrar em cidades turistas. Santa Catarina e o Brasil precisam receber mais retorno sobre a altíssima carga tributária que pagam; e não de mais impostos.

Na mão

O líder do PSL na Assembleia, Sargento Lima, levou para a tribuna a situação peculiar de 500 aprovados no último concurso público da Polícia Militar, que foram chamados para o curso de formação de soldado e, em seguida, a convocação foi suspensa. Para começar o curso, o edital de convocação exigia que eles não tivessem vínculo empregatício público ou privado, e o grupo está revoltado porque precisou pedir demissão dos empregos.

Responsabilidade

O parlamentar segue na cruzada em favor da Polícia Militar. Ele cobrou responsabilidade do Centro Administrativo, que chamou 400 homens e 100 mulheres. Eles tiveram que comprovar baixa na carteira de trabalho (se eram do setor privado) ou o ato de exoneração (se estavam no serviço público). Além disso, compraram o material para começar o curso e, vários deles, chegaram a se mudar para Florianópolis, pois o curso começaria no dia 2 de dezembro (uma segunda-feira) e o cancelamento da convocação ocorreu no dia 29 de novembro (sexta-feira anterior ao início do curso). Transtornos, mil. É preciso responsabilidade.

Timing

Há algo de sobrenatural na relação da Ponte Hercílio Luz e o tempo. As reformas se arrastaram por quase 40 anos. E agora a CPI para investigar a aplicação do dinheiro público canalizado para a restauração do cartão-postal de Santa Catarina também sofreu adiamento na data para votação do relatório final. Já é a segunda vez que a definição é protelada. Ficou, até segunda ordem, para o dia 17 de dezembro.

Braço direito

Secretário da Casa Civil, Douglas Borba, tem atuado forte nos bastidores. Colabora diretamente com o governador na construção das candidaturas do PSL-SC para 2020.

Apostas

Alguns candidatos vão se apresentar, ano que vem, como sendo escolhidos de Jair Bolsonaro. Outros, vão levar o selo de nome ligado a Moisés da Silva. Quem terá melhor desempenho? Eis uma questão central no próximo pleito eleitoral.