Blog do Prisco
Manchete

Chiodini será o relator da CPI das Lojas Americanas

O deputado Carlos Chiodini (MDB-SC) será o relator CPI das Lojas Americanas. O parlamentar trata a pauta como delicada, mas acredita que tornar o debate mais próximo da sociedade seja importante dado a relevância do tema para a pauta econômica do Brasil. “Vamos fazer um trabalho muito sério, apurar malfeitos e buscar responsabilizações, mas com o compromisso de não tornarmos essas comissões um fator de desestabilização da economia do país”, explica o relator.

A proposta da comissão parlamentar de inquérito é saber se o “desarranjo contábil” se resume a apenas uma empresa, o motivo de não ter sido identificada a situação previamente por uma empresa de auditoria, além de identificar se outras empresas do grupo também estão em situação similar.

A CPI pode determinar que sejam ouvidos administradores e contadores da empresa, além de autoridades públicas para que esclareçam as condições em que essa inconsistência fiscal foi possibilitada, a fim de apurar eventuais responsabilidades e, até mesmo, subsidiar inquéritos já em curso na Comissão de Valores Mobiliários e outros que estejam por vir.