Blog do Prisco
Destaques

Cidade catarinense é líder nacional de velocidade de abertura de empresas

Levantamento do Ministério da Economia apontou Rio do Sul como a cidade brasileira onde é mais rápida a abertura de uma empresa. Na cidade, um novo negócio pode ser formalizado em apenas 21 minutos. Segundo o prefeito José Thomé, a velocidade é reflexo da adoção de políticas públicas de desburocratização, melhoria no atendimento e no ambiente de negócios.

Ele destaca ainda o uso de tecnologia, que permite agilizar o trabalho. Ferramentas de gestão municipal que operam em nuvem possibilitam o trâmite de processos em ambiente digital, com atualização em minutos, sem necessidade de uso de papel, deslocamentos ou filas.

O sistema usado importa o Plano Diretor do Município. “Isso permite automatizar os processos de solicitação de viabilidade encaminhados pelos empresários, o que automatiza e acelera o processo de análise”, diz o engenheiro Marcelo Kiefer, da IPM Sistemas, empresa catarinense que desenvolveu a ferramenta.
A lista do Ministério da Economia tem Mata de São João, na Bahia, e Aracaju complementando as três primeiras posições do ranking. Na primeira, o prazo de abertura de uma empresa é de 39 minutos. Na capital do Sergipe, é de 47 minutos.

Secretário de Desenvolvimento Econômico, Paulo Fiamoncini, diz que a implantação de sistemas informatizados melhorou a qualidade e a eficiência do atendimento ao empreendedor na chamada Casa do Empreendedor. “Trabalhamos muito para conquistar objetivos que eram ousados, mas viáveis. E a sociedade nos cobrava resultados também. E por isso obtivemos esta marca que é muito significativa”.