Blog do Prisco
Destaques

Representantes da FEHOESC se reúnem com a secretária de Estado da Saúde de SC

O presidente da Federação dos Hospitais e Estabelecimentos de Serviços de Saúde de SC, Giovani Nascimento, acompanhado pelo diretor secretário, Osmar Petters e pelo diretor executivo da FEHOESC, Braz Vieira, estiveram reunidos nesta terça-feira, 31 de janeiro, com a secretária de Estado da Saúde, Carmen Zanotto, em Florianópolis.

Um dos temas de destaque foi a atuação da entidade no Grupo de Trabalho criado pela secretaria de Estado da Saúde, que trata sobre as cirurgias eletivas no estado. Segundo o diretor executivo Braz Vieira, que é o representante da entidade no grupo de discussões, os hospitais representados pela FEHOESC, estão enfrentando dificuldades para a realização das cirurgias em função da defasagem dos valores pagos, que não cobrem os custos dos hospitais. “Além disso, em muitos casos os pacientes não comparecem na data de realização da eletivas, trazendo prejuízos financeiros para as instituições”, detalha Braz Vieira. Outra dificuldade apontada é que há falta de profissionais no mercado que concordem com os valores pagos, além de que o dimensionamento do volume de cirurgias é superior a capacidade de muitos hospitais.

Os reflexos dos apontamentos, foram destacados pela secretária Carmen Zanotto: “hoje das 21 mil cirurgias eletivas contratadas por mês pelo estado, apenas 9 mil estão sendo realizadas pela rede hospitalar”. A fila de espera chega a 105 mil pessoas. Por isso, segundo o presidente da FEHOESC, Giovani Nascimento, “há a necessidade de refazer as contratualizações, para que cada hospital tenha capacidade de produzir o que foi contratado”.