Blog do Prisco
Manchete

Clenilton Pereira faz balanço da gestão à frente da Fecam

Prestes a encerrar o mandato como presidente da FECAM, o prefeito de Araquari, Clenilton Pereira, fez um balanço de sua gestão no último ano. Em conversa com a jornalista Vanessa Martinelli, ele falou da sensação de “dever quase cumprido” e destacou ações em áreas como tecnologia, assistência social, educação e comunicação. A nova gestão da Federação será definida em Assembleia Geral na terça-feira (31), na ALESC.

 

Entrevista completa: https://www.youtube.com/watch?v=nSZ4o8k1OGE

 

Há um ano, no discurso da posse, Pereira reforçou o objetivo de buscar “tecnologia, inovação e troca de experiências bem sucedidas”. A Sala de Prefeitos e Vices na ALESC impulsionou esta troca entre gestores e Federação, sendo um espaço para conversas, trabalho e busca por demandas na Assembleia. Além disso, a FECAM esteve próxima dos municípios com o “FECAM na estrada”, projeto inédito em que o presidente e coordenadores da instituição visitaram as 21 associações do Estado, a fim de estreitar laços, prestar contas e ouvir as necessidades de cada região.

 

Na estrada também, a equipe de comunicação da FECAM começou a desbravar Santa Catarina para mostrar as belezas de suas cidades e regiões. Buscando o potencial turístico de pontos fora do eixo tradicional, o programa “Desbrave SC” estreou em janeiro de 2022 apresentando Nova Veneza. A produção de conteúdo “dentro de casa” também ganhou força, com a inauguração do estúdio Cau Cancellier, na sede da FECAM. Com equipamentos profissionais, o espaço fica disponível para prefeitos, vices e entidades parceiras que buscam produzir materiais.

 

As prefeituras também puderam contar com apoio da FECAM na área de tecnologia e inovação. Em 2021, a Federação começou a migração dos portais de municípios para uma nova plataforma, mais moderna, acessível e eficiente, facilitando a navegação. Já na parte de segurança de dados, o Simpósio LGPD levou aos agentes públicos questões de aplicação da Lei, bem como suas implicações jurídicas e tecnológicas nas instituições.

 

Na saúde, a gestão buscou medidas para tratar das principais dificuldades enfrentadas pelos gestores públicos e definir estratégias envolvendo amplamente a saúde. Foram realizados seminários que fortalecem a vacinação no estado, produção da matriz de risco com números atualizados de casos na pandemia. Além disso, recentemente o presidente levou em pauta com o governo do estado, a desburocratização dos prefeitos para contratação de profissionais no setor da saúde. “Uma dor que só um prefeito tem passado e a FECAM está aqui representando os 295 prefeitos”, reforça.

 

A gestão ainda deixa o legado da criação das Câmaras Técnicas de Assistência Social, de Educação e de Desenvolvimento Econômico, que têm o intuito de aproximar gestores e técnicos por meio de encontros regionais. A Câmara de Educação, por exemplo, realizou o evento que marca a gestão: a I Mostra Catarinense de Boas Práticas e Inovação na Educação, onde 13 municípios apresentaram realizações que deram certo.

 

Na assistência social, as lives e debates fortaleceram a parceria com os Secretários municipais e conselhos da pasta. Em especial, a realização do Seminário Estadual da Assistência Social, a implantação da sala do COEGEMAS (Colegiado Estadual de Gestores Municipais de Assistência Social do Estado de Santa Catarina) na sede da FECAM e a aprovação da PEC 383/17 obriga a União a aplicar no mínimo 1% da receita corrente líquida prevista para o ano no SUAS ( Sistema Único de Assistência Social).

 

O lançamento do do Movimento Municipalista de Mulheres Catarinenses foi uma realização da gestão que objetiva a presença das mulheres cada vez mais na política catarinense; o lançamento do concurso fotográfico, “Olhares Catarinenses”; o acompanhamento da FECAM e do CONFAZ-M/SC aos encaminhamentos da PEC 004.2/2021, que trata do espelhamento da EC 108/2020, e altera o art. 133 da Constituição do Estado são outras das ações também realizadas pela gestão do presidente Clenilton Pereira.

 

Por fim, Pereira resume a gestão como um ano de conquistas e que deixa a presidência com a sensação de “dever quase cumprido”, explicando que no curto tempo de mandato não é possível realizar tudo que se almeja. Ele finaliza a entrevista falando da ideia de que a instituição, mesmo que encabeçada por um presidente, é acima de tudo a representação dos prefeitos e prefeitas catarinenses, e de uma luta do municipalismo do Estado.

 

 

Prefeito de Araquari, Clenilton Pereira

 

Nascido no dia seis de setembro de 1977, Clenilton Pereira iniciou sua carreira política aos 22 anos se filiado a um partido político. Foi vereador por três mandatos em Araquari. Sendo que o primeiro, em 2000, foi eleito o vereador mais jovem da história do município, aos 23 anos. Já foi presidente da Câmara de Vereadores, subprefeito do Itapocu, secretário de desenvolvimento econômico e vice-prefeito. Casado com a professora Telma da Silva Flores, é pai de dois filhos e possui graduação em marketing. Atualmente Clenilton Pereira é prefeito de Araquari pelo partido PSDB e foi reeleito em 2020 com quase 83% dos votos. Durante as eleições da FECAM foi eleito por meio de chapa única, representante da associação dos Municípios do Nordeste de Santa Catarina é o primeiro da região a assumir a presidência da entidade em 43 anos de história.