Blog do Prisco
Notícias Últimas

Cobalchini comemora a aprovação de três projetos que trazem reconhecimento para SC

Foram aprovados 3 projetos sob a relatoria do deputado federal Valdir Cobalchini(MDB/SC), que prestam homenagens a grandes nomes e dão reconhecimento a SC. A aprovação aconteceu nesta quinta-feira(7), em reunião na Comissão de Constituição e Justiça da Câmara dos Deputados.

Uma proposta denomina a cidade de Florianópolis a Capital Nacional das Startups (PL nº 4.987/2019); a outra dá o nome de “Willy Alfredo Zumblick” ao túnel no morro do Formigão, localizado entre o km 337,8 e o km 338,7 da BR-101, no Município de Tubarão(PL nº 4.632/2019);e, por fim, a definição do nome “Campus Universitário Governador Luiz Henrique” ao campus da Universidade Federal de Santa Catarina, situado em Joinville(PL nº 4.072/2015).

Florianópolis recebe reconhecimento

De acordo com o projeto aprovado, a cidade de Florianópolis fica denominada oficialmente a Capital Nacional das Startups, em reconhecimento ao trabalho de destaque em inovação e no fomento a empresas de base tecnológica.

Segundo dados da Acate – Associação Catarinense de Tecnologia – o setor tecnológico representa 5,6% do Produto Interno Bruto (PIB) do estado, com um faturamento de R$ 15,5 bilhões. Cobalchini complementa: “Florianópolis é líder em inovação. Não à toa, é conhecida como “Ilha do Silício” – em alusão ao Vale do Silício dos EUA, onde se concentram as maiores empresas de tecnologia do mundo. Nesse ano, inclusive, a capital catarinense recebeu o título de cidade mais inteligente do Brasil”, comemora.

Homenagem a Willy Alfredo Zumblick, grande nome de Tubarão(SC)

Tramitando na Câmara desde 2012, foi desarquivado e aprovado projeto que presta homenagem ao artista Willy Alfredo Zumblick. De acordo com a proposta, o túnel construído no morro do Formigão recebe o nome do tubaronense.

“Esta aprovação representa a nossa homenagem ao grande artista e orgulho de todos os catarinenses, que foi responsável pela inauguração de monumentos no município de Tubarão e contribuiu com a difusão da cultura catarinense dentro e fora do País. A produção artística de Zumblick ultrapassa cinco mil obras e merece toda a nossa admiração”, complementa Cobalchini, que defendeu a proposta na Comissão de Constituição e Justiça.

Liderança do Governador Luiz Henrique

Como forma de reconhecimento à contribuição do Governador Luiz Henrique, o campus da Universidade Federal de Santa Catarina situado no Município de
Joinville, no Estado de Santa Catarina, receberá o nome do líder.

“Esse projeto deixa registrado o reconhecimento da história desse nosso grande líder. A imagem que busco materializar hoje e aqui, ainda muito viva em nossas mentes e em nossos corações, é a do cidadão Luiz Henrique, brasileiro, catarinense, filho, pai, irmão e amigo dos seus amigos, cuja memória permanecerá sempre viva devido a sua contribuição para o desenvolvimento e crescimento do nosso Estado”, afirma Cobalchini.