Blog do Prisco
Coluna do dia

Cobertura meteorológica em SC

Cobertura meteorológica em SC

Veio em boa hora o anúncio, feito pelo secretário estadual da Defesa Civil, Milton Hobus, de que Santa Catarina terá um segundo radar meteorológico nos moldes daquele que já opera em Lontras, no Alto Vale do Itajaí.

Hobus evitou dar maiores detalhes sobre o projeto, mas adiantou que o governador liberou o lançamento da licitação, prevista para ir à praça agora em outubro. O local do novo radar ainda não foi definido, mas tem tudo para ser construído na região de Chapecó. O trabalho neste sentido, capitaneado pelo diretor de prevenção  da Defesa Civil, Fabiano de Souza, começa nos próximos dias.

De acordo com Hobus, a estrutura atual assegura cobertura de 77% do território catarinense, permitindo a antecipação, com margem de segurança, de desastres naturais. O objetivo é chegar a 100% de cobertura no Estado.

Desde quinta-feira passada, segunda a própria Defesa Civil, 24 municípios foram afetados por evento climáticos adversos. O volume de ocorrências chegou a 28 ontem, contabilizados aí vendaval, granizo e chuvas torrenciais.

 

 

Nova previdência

Secretário Antônio Gavazzoni apresentou, ontem à tarde, o projeto que cria o Fundo de Previdência Complementar do governo catarinense. Trabalho finalizado após 22 reuniões entre os representantes e técnicos do Poder Judiciário, Legislativo, Ministério Público, Tribunal de Contas e da Fazenda estadual. As últimas estimativas mostram que o rombo no atual sistema previdenciário estadual ultrapassa os R$ 2 bilhões por ano.

 

 

Prévia

Na manhã de segunda-feira,  Raimundo Colombo reuniu-se com os chefes de poderes: o procurador-geral de Justiça, o presidente do TCE e os vice-presidentes da Assembleia e Tribunal de Justiça e apresentou a peça ao seleto grupo. O projeto de SC foi baseado em proposta no mesmo sentido do governo federal e também dos governos de Minas Gerais e São Paulo.

 

 

Cronograma

Agora, a proposta será formalmente enviada aos chefes dos poderes para os arremates finais. A ideia do Centro Administrativo é remeter o projeto à Alesc  ainda este ano para discussão e votação. Em caso de aprovação, as novas regras – que vão alcançar servidores que venham a ser contratados pelo Estado, não mexendo com o quadro atual – passariam a valer a partir de janeiro de 2016.

 

 

Fase

Com a defecção do prefeito de Braço do Trombudo, Charles Schwambach (que se filiou ao PP neste último fim de semana), o PT contabiliza a terceira perda de mandatário municipal por opção este ano. Antes, haviam saído os prefeitos de Capinzal e Dona Emma, que já assinaram no PSD. Já pela via judicial, o PT perdeu o comando de duas cidades-polo: Brusque e Mafra.

 

 

 

Otimista

Deputado Marcos Vieira, presidente estadual do PSDB, avisa que a legenda vai chegar a 100 mil filiados. Faz o vaticínio baseado nos mais recentes eventos para atrair lideranças ao ninho em todo o Estado.

 

 

 

Trabalhistas

O ministro Manoel Dias e o deputado estadual Rodrigo Minotto também usaram o tempo de fim de semana para novas filiações ao PDT. Em Forquilinha, abonaram a ficha do vereador Jerri Adriani Elias, que saiu do PT. Em Balneário Rincão, houve 80 adesões à legenda fundada por Brizola.