Blog do Prisco
Destaques

Coligação MDB e DEM em Criciúma mostra potencial nesta reta final de campanha

Majoritária formada por MDB e DEM vem com dois nomes que representam renovação e competência

 

Desde o início da pré-campanha, o Dr. Aníbal Dário (MDB) e Lisi Tuon (DEM), mantiveram a lealdade. Visando uma mudança na gestão pública municipal, a coligação “Juntos, Criciúma cresce”, traz dois nomes novos na política criciumense. Tendo na Saúde um dos principais pilares no projeto para a cidade, já que ambos atuam e tem vasta experiência na área. “São 23 anos de atendimento nas unidades de saúde com muita dedicação e carinho por cada um que atendo. Por isso sei que podemos ter uma saúde mais digna e humana com uma gestão mais eficiente e que resolva os problemas das nossas famílias”, afirma Dr. Aníbal.

Essa é a primeira vez que  o médico e professor universitário disputa uma eleição. ” Não podemos aceitar mais filas nas unidades de saúde, onde milhares de pessoas se encontram nesse exato momento. Por isso que estamos nessa luta, as famílias da nossa cidade merecem muito mais”, destaca o candidato. Profundo conhecedor da atenção básica de Saúde do Município, devido a sua experiência, Dr. Aníbal acredita que com sabedoria na gestão e resolução dos problemas pode levar mais dignidade aos criciumenses. “Precisamos melhorar as estruturas físicas já existentes, qualificar os profissionais e resolver os problemas de falta de medicamentos. Ainda, a melhoria dos serviços públicos de saúde passa, obrigatoriamente, pela humanização do atendimento em todas as suas fases”, afirma o Dr. Aníbal.

A candidata a vice, professora há 20 anos na Unesc, destaca a renovação do modelo de gestão no município. “O nosso município está ficando para trás no ranking da saúde, educação, emprego, comparado com outras cidades. Precisamos mudar esse cenário, porque ouvimos muitos relatos de pessoas que estão deixando Criciúma, por falta de oportunidades. O poder público tem papel fundamental nessa questão”, ressalta Lisi. Além disso, Lisi tem vasta experiência na gestão de saúde, fisioterapeuta e doutora em Medicina e Ciências da Saúde, ela já atuou como Gerente de Saúde da AMREC e como Superintendente de Serviços Especializados e Regulação da Secretaria do Estado da Saúde. “Junto com Dr. Aníbal acreditamos que podemos implantar uma gestão mais eficiente e humana. Que resolva os problemas e leve dignidade aos criciumenses”, ressalta Lisi.

 

Conheça os candidatos

Doutor Aníbal Dário

Médico da rede municipal de saúde, onde atua há 23 anos, tendo destaque nas unidades da Santa Luzia e Centro Social Urbano. É, também, professor no curso de Medicina da Unesc, onde orienta novos profissionais a ingressarem no mercado de trabalho.

No ano 2000, foi um dos idealizadores do Programa Viver Melhor Unesc, que tinha como objetivo melhorar a qualidade de vida das pessoas através de atividades físicas.

Durante dois anos foi convocado para servir, como médico, no exército. A estadia no batalhão, seria de um ano, mas como acreditou que poderia contribuir mais com o seu trabalho, permaneceu por mais um ano.

É pós-graduado em medicina da família, medicina do esporte e reumatologia. Atualmente, é mestrando em saúde coletiva.

 

Doutora Lisiane Tuon

Fisioterapeuta, Profa. Doutora em Medicina e Ciências da Saúde há 20 anos na Unesc ; foi  Superintendente de Serviços Especializados e Regulação da Secretaria de Estado da Saúde de Santa Catarina, onde atuou na coordenação e implantação da Rede de Urgência e Emergência, da Rede da Pessoa com Deficiência e das Centrais de Regulação por todo o Estado de Santa Catarina. Fez a implantação e coordenou do Centro Especializado em Recuperação CER/UNESC.

Realiza palestras sobre pessoa com deficiência, gestão em saúde e a defesa do Mulher na política. Possui experiência em gestão, quando foi Gerente de saúde da região carbonífera.

Além de candidata, ela é Presidente do Democratas mulher SC, suplente de deputada e presidente do DEM Criciúma.