Blog do Prisco
Coluna do dia

Colombo aconselhado a reavaliar

Raimundo Colombo anunciou, durante a semana, em almoço com jornalistas na já tradicional entrevista coletiva de final de ano que deseja, efetivamente, renunciar ao governo em Abril para concorrer ao Senado. Sendo que em janeiro e fevereiro o governador pretende tirar algumas licenças para férias, cursos e tratamento de Saúde, dando início à transição com Eduardo Moreira. Só que Colombo é do PSD e Eduardo Moreira do PMDB.

Como será essa transição, considerando-se que o PMDB  tem candidato próprio ao governo, Mauro Mariani, e o PSD também, com Gelson Merisio? Os dois querem se enfrentar nas urnas. E aí? Colombo renuncia, Moreira assume e como será o comportamento dele em relação  a cargos, às finanças, enfim, em relação a tudo que diz respeito ao governo?

Os dois são parceiros hoje no governo. Fizeram uma coligação em 2014, vitoriosa para a própria reeleição e agora em 2018 estarão se enfrentando? Como isso vai se processar? Já tem correligionários e amigos, gente do círculo íntimo do governador, aconselhando Colombo a talvez pensar um pouco melhor, revendo a disposição de renunciar.  Tudo indica que o assunto ainda vai dar muito pano para a manga.

 

Crise

A publicação do IBGE traz o resultado do ano de 2015 e mostra que os municípios de Santa Catarina tiveram queda real, ou seja, considerados os efeitos da inflação, de 7,22% no PIB, em relação a 2014. “O crescimento negativo do PIB é fruto da alta inflação do período e da forte retração econômica ocorrida naquele ano”, explica a economista da Federação Catarinense de Municípios – FECAM, Apoena Santos. Dos 295 municípios catarinenses, 263 apresentaram queda real no valor do PIB.

 

Idosos

O projeto de Lei (PL) 92/ 2017, que cria o Fundo Estadual do Idoso (FEI), foi aprovado pela Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina (Alesc). Com isso, o Poder Executivo que é autor do projeto, garante mais um importante passo para a existência do fundo em Santa Catarina, até a lei ser sancionada em breve.

Vinculado à Secretaria de Estado da Assistência Social, Trabalho e Habitação (SST), o projeto tem como objetivo fazer com que as políticas públicas de proteção aos idosos, conforme exigência do estatuto do idoso, possam ser cumpridas. O secretário Valmir Comin é só sorrisos, pois foi um dos indutores da matéria.

 

Homenagem

Atual presidente do Centro de Informática e Automatização de Santa Catarina (CIASC), o lageano Ivan Cesar Ranzolin será agraciado com a Medalha de Mérito Anita Garibaldi nesta segunda-feira, 18, em cerimônia marcada para as 19h, no Centro Cultural Vidal Ramos (Colégio Rosa). A Medalha de Mérito Anita Garibaldi é a mais alta honraria concedida pelo Estado de Santa Catarina e será entregue pelo governador Raimundo Colombo.

 

Digital

Acélio Casagrande foi nomeado secretário de Articulação Estadual. Já por indicação de Eduardo Pinho Moreira. O PMDB começa a tomar conta definitivamente do governo. O cargo estava vago.