Blog do Prisco
Notícias

Reunião de emergência em função da crise

Raimundo Colombo chamou uma reunião de emergência com o colegiado para às 18h desta quarta-feira, 28. Tudo indica que a pauta vai girar em torno da grande preocupação do Executivo com o fechamento das contas deste ano. Acendeu o sinal vermelho no Centro Administrativo. Em setembro, a arrecadação estadual caiu 2,7%, algo que não ocorria há 15 anos. E a segunda prévia do ICMS de outubro (até o dia 20) indica que o mês 10 deve fechar novamente em grande queda. O quadro é delicado e o governador deve fazer novo apelo para que os secretários economizem, cortem gastos e apertem os cintos para que o governo consiga honrar todos os compromissos de 2015.

ATUALIZAÇÃO – A assessoria do governo do Estado divulgou a nota abaixo, dando mais detalhes sobre a reunião do governador com o colegiado. Confira

‘O governador Raimundo Colombo e o vice Eduardo Pinho Moreira se reuniram com os secretátios de Desenvolvimento Regional na tarde desta quarta, no cinema do CIC, em Florianópolis. À noite, o encontro foi com os secretários setoriais na Casa D’Agronômica. Colombo disse que a prioridade é fechar o ano, honrar todos os compromissos do governo.
O secretário da Fazenda, Antonio Gavazzoni (foto interna), salientou que o trabalho dos secretários deve sero de destacar os pontos positivos da gestão do estado. “SC tem a menor despesa de custeio do país entre os demais estados”, afirmou. Gavazzoni disse que setembro foi um mês ruim de arrecadação. “Fechou em R$ 1,03 bilhão em 2014 e, neste ano, chegou a R$ 1,02 bilhão”, observou.
Colombo reafirmou que mesmo diante do cenário ruim, o governo não irá aumentar os impostos e lembrou que o IPVA de Santa Catarina é o mais baixo da região sul. Destacou que o ICMS sobre energia elétrica e combustíveis também é o mais baixo do que o Paraná e Rio Grande do Sul.
O secretário da Casa Civil, Nelson Serpa, confirmou que a nova jornada de trabalho de sete horas passará a vigorar a partir de janeiro de 2016. “O estado deverá funcionar em dois turnos”, explicou. ‘

Fotos: Júlio Cavalheiro, Secom, divulgação

 

gavazzoni colegiado contas